Maiores de 65 anos, crianças e pessoas com necessidades especiais de acessibilidade (definitivas ou temporárias): estes são alguns dos grupos que poderão beneficiar da nova plataforma dinâmica, TUR4all, que vai permitir a consulta da oferta turística em Portugal e Espanha acessível para todos.
Entre um website e uma aplicação móvel, disponibilizar-se-á informação actualizada sobre condições de acessibilidade em, por exemplo, hotéis, monumentos e museus, a existência de transportes adaptados, restaurantes com menus em Braille. Toda a informação terá a garantia de avaliação por especialistas em acessibilidade para todos e poderá ser também avaliada e comentada pelos próprios utilizadores, que terão oportunidade de comunicar entre si. Com estes dados, cada um poderá decidir sobre os locais mais acessíveis para a sua situação e assim viajar usufruindo o mais possível de experiências e actividades de lazer.
A TUR4all é o resultado da acção conjunta entre a Accessible Portugal, a Fundação Vodafone Portugal e o Turismo de Portugal, com o apoio da ENAT - European Network for Accessible Tourism, para a criação da primeira plataforma ibérica na área do turismo acessível. Quase um imperativo, de acordo com a presidente da Accessible Portugal, Ana Garcia, numa altura em que “o mundo é global” e “a idade dos turistas está a aumentar”. “É necessário criar condições para que todos possam viajar em segurança e com a qualidade de que necessitam para apreciarem os destinos. Trata-se de uma questão de dar resposta às necessidades do mercado e igualmente uma questão de ética.”
Segundo a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, esta plataforma insere-se precisamente num “dos eixos fundamentais da estratégia do Turismo em Portugal e do projecto nacional ‘All for All’: tornar o nosso país um destino acessível para todos”. Afinal, continua, “numa sociedade cada vez mais global torna-se imperativo desenvolver soluções inclusivas” e, neste contexto, “a TUR4all apresenta-se assim como uma ferramenta importante de inclusão, que posiciona Portugal como país acessível a todos e que permitirá aos seus destinatários usufruírem de uma experiência turística única”.
Já o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, aproveita esta ocasião para incentivar todos os agentes do sector turístico a adaptar e qualificar a sua oferta às necessidades específicas de quem nos visita. “Trata-se”, diz, “de cumprir o propósito de dotar Portugal como um destino turístico que sabe ‘Receber Bem’, não alheando a este propósito o desafio que uma oferta turística acessível para todos representa nesta actividade económica enquanto excelente oportunidade de negócio para as empresas e para o país”.
“A TUR4all é, por isso, uma ferramenta de extrema importância que pretende dar não só um sinal de desenvolvimento e cidadania, mas sobretudo proporcionar a todos os que nos visitam uma experiência turística memorável”, conclui.
Se em Portugal a TUR4all fica apenas disponível apenas em Setembro (www.tur4all.pt - em português, castelhano, francês, inglês, alemão, italiano e mandarim), a Espanha já chegou, e os comentários dos utilizadores são bastante positivos.