Fugas - notícias

David W Cerny/Reuters

Exploratório de Coimbra recebe competição internacional de cubo de Rubik

Por Lusa

"A maior competição" do tradicional cubo mágico, e de outras versões mais avançadas, acolhe participantes de todo o mundo. As inscrições esgotaram em 48 horas mas quem quiser assistir pode fazê-lo gratuitamente.

O Exploratório de Coimbra recebe no sábado a "maior competição" de cubo de Rubik em Portugal, o ExploraRubik, que conta com 45 participantes de vários países.

O ExploraRubik 2017, dinamizado pela delegação portuguesa da World Cube Association, decorre no sábado, entre as 10h e as 19h, no Exploratório de Coimbra, disse a entidade que acolhe o evento numa nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Segundo o Exploratório, o evento "conta com 45 participantes, oriundos de países como Portugal, China, Itália ou Reino Unido", que concorrem em seis categorias em competição: "o cubo menor 2x2x2, o tradicional cubo mágico 3x3x3, o cubo de maior dimensão 4x4x4, o piraminx, em forma de pirâmide, e ainda o cubo 3x3x3 nas modalidades vendado e só com uma mão".

Nos participantes da competição há adultos e crianças, num evento cujas inscrições "esgotaram em praticamente 48 horas".

"É para nós muito importante associarmo-nos a este tipo de eventos, com temáticas que contêm em si muita ciência e que despertam interesse por parte de públicos tão diversos", afirmou o director do Exploratório, Paulo Trincão, citado na nota de imprensa, esperando ter "casa cheia" para assistir à competição, cuja entrada é gratuita.

Os prémios dos vencedores das diferentes categorias serão entregues às 18h de sábado, havendo ainda prémios para o participante mais jovem e menos jovem, e para a resolução mais rápida nas versões masculina e feminina, referiu o Exploratório de Coimbra.     

--%>