Fugas - notícias

  • Remko de Waal/EPA
  • Remko de Waal/EPA
  • Yves Herman/Reuters
  • Yves Herman/Reuters

Está a chegar o maior jardim de flores do mundo

Por Fugas

Os Jardins de Keukenhof, na Holanda, abrem dia 23 de Março. São 32 hectares cobertos com mais de sete milhões de bolbos em flor num espectáculo de cor e formas incomparável.

É conhecido como o “jardim da Europa” e dizem que é o maior jardim de flores do mundo, mas tem um senão: dura apenas oito semanas. E começa já a 23 de Março. Nesse dia, abrem-se as portas dos Jardins de Keukenhof, 32 hectares cobertos com mais de sete milhões de bolbos em flor num espectáculo de cor e formas incomparável, entre paisagens típicas holandesas, com moinhos, lagos e fontes. São 800 variedades de tulipas, narcisos, jacintos que se unem para fazer da Primavera um festival para os sentidos neste jardim que conta já com 68 anos a surpreender os visitantes.

E surpresa é o que se encontra anualmente, uma vez que cada ano tem um tema para a temporada florida. Este ano é o design holandês, que, desde os pioneiros Mondrian e Rietveld, tem conquistado o mundo com a sua “sobriedade e soluções inovadoras”, diz a organização. Assim, o design holandês será incorporado nos mosaicos floridos e, além disso, as exposições de flores no Pavilhão Orange Nassau, que todas as semanas mudarão, serão todos dedicados a ele - de destacar, ainda, o Jardim Mondrian, que desenhará os icónicos fragmentos quadrados de cores primárias.

Mas os momentos especiais desta festa colorida serão muitos. Fora e dentro de portas. Dentro poderão ver-se desde exposições de exemplares premiados aos milhares de tulipas que vão encher o Pavilhão Willem-Alexander para, nos últimos 12 dias da temporada, serem substituídas pela maior concentração de lírios do mundo, sem esquecer as orquídeas e antúrios no Pavilhão Beatrix. No país das tulipas, estas terão atenção especial no Pavilhão Juliana, com a “tulipomania” – além de ser possível baptizar uma tulipa e ver como são cultivadas, escutar-se-ão histórias sobre elas, como as dos bolbos que valem o seu peso em ouro, os seus roubos, as pessoas famosas que deram o nome a novas variedades e, claro, a história da famosa tulipa negra que acabou em livro.

Fora de portas, as propostas passam por passeios de barco pelos jardins às inevitáveis bicicletas que podem ser alugadas no local e têm roteiros especiais (de cinco a 35 quilómetros) e às visitas guiadas que numa hora passarão pelos pontos principais do parque e farão um resumo da sua história.

Ao longo das oito semanas não vão faltar eventos especiais, que pretendem enriquecer a experiência dos visitantes. Desde a música, com coros e bandas, a desfiles – os carros alegóricos cobertos de tulipas, narcisos e jacintos da 70.ª Parada das Flores vão viajar 40 quilómetros entre Noordwijk e Haarlem, com passagem por Keukofen –, desde mercados de flores a mercados de comida – porque não um piquenique entre flores?

Para chegar a Keukenhof, existem bilhetes combinados que incluem a viagem a partir de Amesterdão (e outras cidade holandesas), seja do centro ou mesmo do aeroporto, e a entrada no parque (a meia hora da capital).

 

--%>