Fugas - notícias

Nuno Alves, co-fundador e director-executivo, revela que o vídeo-guia de Lisboa chega em

Nuno Alves, co-fundador e director-executivo, revela que o vídeo-guia de Lisboa chega em "Julho ou Agosto" DR

Primeira plataforma de vídeo-guias turísticos está a chegar a Lisboa

Por Fugas

Storytrail começou a passear por Roma, avançou para Nova Iorque, São Francisco e Los Angeles e em Julho ou Agosto chega a Lisboa e Londres.

É, definitivamente, um guia de viagem diferente. Foi em Junho de 2016 que foi lançada a primeira plataforma de vídeo-guias gratuitos do mundo – e a partir de Portugal. Storytrail, assim se chama, começou a “passear” por Roma: a cidade dividida em quatro rotas (Vaticano & Prati, Navona & Coronari, Panteão & Trevi, Giulia & Fiori), Jason Pascoe, o co-fundador da empresa com o português Nuno Alves, como mestre-de-cerimónias para a câmara, percorrendo cada ponto do roteiro com um cicerone local (e descobrindo, por exemplo, o Profondo Rosso, a “loja dos horrores” do realizador Dario Argento). Entretanto, foram lançados mais três vídeo-guias em Março de 2017 – Los Angeles, Nova Iorque e São Francisco, “já com um conteúdo diferente do de Roma” – e em “Julho ou Agosto” chegará o vídeo-guia de Lisboa e Londres, revela Nuno Alves.

O objetivo do Storytrail é simples: elaborar várias rotas por destino (Roma tem quatro, Nova Iorque e São Francisco três, Los Angeles duas) e em cada local da rota revelar histórias e curiosidades, “históricas ou culturais, estranhas ou maravilhosas”, lê-se no site, mais ou menos conhecidas sobre este (menos neste caso é mais), contadas de forma curta e concisa. Essas histórias estão geolocalizadas e podem ser vistas antes ou durante a visita aos locais através do site da empresa ou do canal de YouTube. Neste último caso, para “seguir” a rota é necessário seleccionar a ferramenta “Playlist” – por exemplo, para São Francisco Storytrail: goo.gl/rCpQo1 –, mas não terá o contexto geográfico que o site e, brevemente, a app, oferecem. “No início de Abril, poderão ser também vistos no iphone e ipad”, conta Nuno Alves, “o que aumentará a experiência de fazer as rotas no local”.

Cada vídeo-guia, em inglês, representa cerca de cinco horas de produção audiovisual por cidade e para cada destino há um trailer a despertar a curiosidade. Quem quiser perceber o que a Storytrail faz pode aceder a este link. E, depois, dar uma volta pelas cidades já “visitadas” por estes vídeos-guias e, quem sabe, começar a preparar a próxima viagem.

--%>