Fugas - notícias

  • Nelson Garrido
  • Nelson Garrido
  • Nelson Garrido
  • Nelson Garrido

Agora já pode voar do Porto para Paris com a Air France

Por Renata Monteiro

A 15 de Maio a KLM lança a ligação Porto-Amesterdão, a partir dos 109 euros. E em Maio levanta voo o trajecto Lisboa-Nova Iorque, através de "joint venture" com a Delta Air Lines. O grupo franco-holandês diz que "este vai ser o ano de Portugal".

Aterraram terça-feira à tarde no Aeroporto Sá Carneiro os primeiros 167 passageiros da nova rota da Air France que liga o Porto ao aeroporto Charles de Gaulle, em Paris. O avião, com capacidade total de 174 lugares, realizou o primeiro dos três voos semanais que agora passam a efectuar-se todas as terças, quintas-feiras e sábados, com a oferta a aumentar para os seis voos semanais durante a época alta.

Uma hora mais tarde, às 17h15, o mesmo Airbus A320, equipado com as classes Business e Económica e já baptizado com os jactos azuis e vermelhos (cores da companhia) que costumam assinalar novas rotas, descolou no sentido contrário em direcção a Paris. Os preços dos voos, ida e volta, começam nos 99 euros.

O grupo Air France tem agora disponíveis “mais de 500 voos semanais em 25 rotas de e para quatro aeroportos portugueses (Lisboa, Porto, Faro e Funchal)” já este Verão, diz Bruno Georgelin, director-geral da Air France-KLM na Península Ibérica.

O representante da companhia aérea em Portugal e Espanha disse na inauguração da rota que a aposta no Porto se deve ao “elevado potencial turístico da cidade” e à “atractividade para empresas nacionais e internacionais”. “No segmento de negócios, apostamos no dinamismo das empresas do Norte do país, abrindo-lhes os 328 destinos do grupo” em 118 países, explica Georgelin, acrescentando que a companhia é “número um nas ligações entre a Europa e a Ásia” e por isso está bem colocada "para trazer chineses e japoneses”.

A rota Porto-Amesterdão, com um voo diário a partir de 15 de Maio, operado por um Boeing 737 de 132 lugares da KLM, vai estar disponível com uma tarifa a partir dos 109 euros e mesmo antes de começar já tem “garantias” de continuar no calendário de Inverno.

A empresa diz que este “vai ser o ano de Portugal” e privilegia os voos de ligação. Ontem chegaram maioritariamente passageiros em ligação de cidades europeias (Tunes, Veneza, Berlim), mas também do Brasil ou de Xangai.

Há mais uma novidade: a Air France e a KLM passam a oferecer, "no âmbito do seu acordo 'joint venture' com o seu parceiro Delta Air Lines, voos directos entre Lisboa e Nova Iorque-JFK". Os voos arrancam a 26 de Maio, com tarifas a partir dos 500 euros, ida e volta. 

O grupo franco-holandês aumenta este Verão a sua capacidade em 19% de e para Portugal.

Texto editado por Sandra Silva Costa

--%>