Fugas - notícias

  • A imagem
    A imagem "Left", captada no País de Gales, venceu a categoria geral Lee Acaster
  • PSML
  • PSML
  • Foto vencedora Parques de Sintra
    Foto vencedora Parques de Sintra Mark Zylinski

O Parque de Monserrate tem vários jardins lá dentro

Por Fugas

Ao ar livre e até 9 de Outubro, o parque de Sintra recebe a principal competição e exposição mundial de fotografia de jardins, plantas e botânicas. Chama-se "International Garden Photographer Of The Year".

Vários jardins dentro de um jardim. É assim a partir de hoje e até 9 de Outubro o Parque de Monserrate (Sintra), enquanto dura a exposição “International Garden Photography of the Year” (IGPOTY), na sua 10.ª edição. A principal competição e consequente exposição mundial de fotografia especializada em jardins, plantas e botânicas – criada em 2007 por cinco membros da “Garden Photographers’ Association” do Reino Unido, tendo-se tornado internacional em 2008, quando se realizou a primeira exposição nos Royal Botanic Gardens, em Kew – vem pelo sétimo ano consecutivo integrar-se na natureza do luxuriante Parque de Monserrate.

São 39 as imagens premiadas que estarão espalhadas pelos jardins em painéis com formato de um por um metro, com suportes de madeira de acácia de árvores que caíram na serra de Sintra e que foram reutilizadas para o efeito pela Parques de Sintra. Entre as fotografias em exposição pode ver-se a do vencedor geral da competição Lee Acaster, que foi ao Norte do País de Gales, mais propriamente ao Parque Nacional de Snowdonia, para se inspirar e ganhar a categoria “Árvores, Bosques e Florestas” com a imagem “Left”. A portuguesa Dina Vieira tem também duas fotografias expostas, ambas na categoria “O Verde na Cidade”: “Roof Garden”, que lhe valeu o 2.º lugar, e “Under the Bridge”, menção elogiosa.

São nove as categorias do concurso – além das duas mencionadas, “Paisagens Silvestres”, “Jardins Belos”, “A Beleza das Plantas”, “Terra Generosa”, “Espaços para Respirar”, “Arte Macro” e “Vida Selvagem no Jardim” –, a que se junta a categoria especial “Parques de Sintra”, resultante da parceria do evento com a Parques de Sintra. Nesta categoria, em que as imagens têm, visivelmente, de ter sido feitas num dos espaços tutelados pela empresa (e são 10), o vencedor foi Mark Zylinski (que ganhou 350€ e um bilhete anual “Amigos dos Parques de Sintra”, válido para todos os pólos geridos pela empresa): a fotografia vencedora, “Running Free” foi precisamente captada no Parque de Monserrate e mostra crianças a correr.

O concurso, que é aberto a profissionais e a amadores, tem já a 11.ª edição aberta a inscrições. A exposição dos trabalhos vencedores é sempre inaugurada nos Kew Gardens (Londres) e depois visita vários pontos do mundo.

--%>