O restaurante Loco, em Lisboa, e o hotel Belmond Reid’s Palace, no Funchal, receberam, respectivamente, o Garfo de Platina e a Chave de Platina na edição 2017 do Guia Boa Cama Boa Mesa do jornal Expresso. O guia distinguiu ainda Alexandre Silva, do Loco, como Chef do Ano.
Numa cerimónia que decorreu no Palácio Nacional da Ajuda, no dia 12, foram ainda anunciadas outras distinções: o hotel Pedras do Mar Resort & Spa, no Açores, foi considerado revelação do ano; e o restaurante Mon-Chic, do hotel Macdonald Monchique Resort and Spa, em Monchique, Algarve, é o restaurante revelação de 2017.
O guia dá também, anualmente, um Prémio Carreira, que este ano foi atribuído ao fundador e proprietário do restaurante Solar dos Presuntos, em Lisboa, Evaristo Cardoso.
“Lisboa já merecia um restaurante assim” – é desta forma que o Boa Cama Boa Mesa justifica a escolha do projecto de Alexandre Silva, que serve apenas jantares, com um menu único e que incluiu algumas provocações. “Desde o primeiro minuto que se percebeu que este projecto em nome próprio iria agitar a oferta gastronómica da cidade”, lê-se no comunicado.
Quanto ao Belmond Reid’s Palace – que este ano comemora 125 anos de existência e que foi recentemente remodelado – distingue-se pela “elegância discreta com que cada hóspede é tratado”.
O Guia Boa Cama Boa Mesa, que está à venda a partir de dia 14 e custa 9,90 euros, atribuiu ainda 26 Garfos de Ouro e de Platina àqueles que considera serem os melhores restaurantes de Portugal, espalhados por todas as regiões do país, e 26 Chaves de Ouro e de Platina para os 26 melhores hotéis.