Fugas - notícias

Fernando Veludo/NFactos

Viseu anda pelo Porto a espalhar charme e a beber copos

Por Sandra Silva Costa

“Dão Invicto” arranca já este sábado com o objectivo de promover os vinhos daquela região. Até 22 de Abril, a Baixa do Porto será a anfitriã de vários eventos paralelos que pretendem guiar turistas e consumidores até à cidade beirã.

Viseu anda irrequieta. E provocadora. Depois de o presidente da câmara municipal, Almeida Henriques, ter declarado que 2017 é o ano oficial para visitar a cidade, é agora a vez de os vinhos da região vitivinícola do Dão saírem da casca, perdão, de casa, e mostrarem a fibra de que são feitos – e logo numa cidade como o Porto, por séculos de história muito mais ligada ao Douro.

Já este sábado, arranca a promoção dos vinhos do Dão em 24 restaurantes aderentes no eixo Rua das Flores/Rua de Mouzinho da Silveira, que vão reforçar o seu serviço de vinho a copo, explicou o presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, Arlindo Cunha, num almoço de apresentação da operação de charme de Viseu no Porto, que decorreu esta quinta-feira no Palácio da Bolsa. Mas o ponto alto da acção promocional decorre nos dias 21 e 22, quando o “Dão Invicto” invadir em força a Baixa do Porto.

Tanto na sexta-feira como no sábado da próxima semana, o Museu da Misericórdia, na Rua das Flores, é o anfitrião da “Grande Prova” que vai decorrer, em contínuo, das 15h às 21h, e que permitirá a quem por lá passar provar vinhos de 30 produtores, assim como queijos da serra da Estrela e enchidos da região. Haverá também pequenos concertos com Fingertips, Johnny Abbey e Pedro Duvalle, 12 horas de ilusionismo, viagens virtuais de bicicleta e apresentações de eventos como a Feira de São Mateus, que todos os anos leva milhares de visitantes da Viseu.

Já na Sala de Provas da Viniportugal, no Palácio da Bolsa, haverá duas "Provas Especiais", momentos que, além dos vinhos e dos sabores, contarão com oradores convidados como Manuel Carvalho (jornalista do PÚBLICO; dia 21, às 14h30) e Nuno Cancela de Abreu e Osvaldo Amado (ambos a 22 de Abril, às 17h30). Nestas provas estarão em destaque “as marcas diferenciadoras do Dão, através das suas castas-rainhas, a Touriga Nacional nos tintos e o Encruzado nos brancos”.

Arlindo Cunha espera que este evento ajude os apreciadores a "redescobrir" os vinhos do Dão. O responsável recorda que a região cresceu 18% no volume de vendas nos últimos três anos, tendo certificado 15 milhões de litros de vinhos. "Mais do que nunca, fazemos justiça à nossa condição de berço destas castas nacionais notáveis. A diferenciação, a elegância e a vocação gastronómica dos vinhos do Dão está a afirmar-se", refere.

Paralelamente à promoção dos vinhos, Viseu quer também mostrar no Porto que é um destino turístico “feliz e trendy”. É por isso que, na tarde de sábado, 22, haverá “a primeira visita guiada a Viseu no Porto”, que será conduzida pelo historiador Joel Cleto. Este passeio, “de carácter inédito, explorará as múltiplas afinidades mitológicas, históricas, culturais e artísticas” entre as duas cidades, “desde tempos anteriores à nacionalidade até à contemporaneidade, passando pelas primeiras obras do Renascimento”. Estão previstas escalas na Capela de São Miguel o Anjo, na Foz Velha; em Miragaia; e na Cadeia da Relação.

O presidente da Câmara de Viseu acredita que o concelho "está no ponto ideal para ser redescoberto como destino turístico de excelência". "O boom turístico de Portugal reclama iniciativas como esta e a afirmação de destinos complementares", refere o autarca Almeida Henriques, destacando os atributos históricos e patrimoniais, vinhateiros e ambientais de Viseu.

Viseu registou nos últimos três anos uma "tendência de crescimento no número de dormidas": 13% em 2014, 18% em 2015 e aproximadamente 20% em 2016, atingindo um volume aproximado de 170 mil dormidas. "Em 2017, o município acalenta a expectativa de chegar aos 200 mil hóspedes.”

--%>