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  • Rita França
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Aeroporto do Porto eleito melhor da Europa e terceiro no mundo

Por Fugas

Entre os 178 aeroportos avaliados, Sá Carneiro foi “o terceiro mais apreciado do mundo e o melhor da Europa”.

Mais de 11 mil passageiros avaliaram 178 aeroportos internacionais e 72 companhias aéreas e elegeram a infra-estrutura aeroportuária de Singapura como a melhor do mundo. Logo atrás, os aeroportos de Tóquio, no Japão, e do Porto, em Portugal.

O aeroporto Sá Carneiro entra assim no pódio mundial e é o preferido na Europa, segundo um inquérito de satisfação realizado por seis associações para a defesa do consumidor, incluindo a portuguesa DECO. A sensação de segurança, os sinais de orientação, os ecrãs de informação e as casas de banho foram os critérios mais apreciados no aeroporto do Porto, revela a DECO em comunicado.

Entre os aeroportos portugueses avaliados, o pior classificado foi o das Lajes, na ilha Terceira (Açores). Ficou na 155.ª posição. Já o aeroporto de Lisboa surge em 46.º lugar do ranking, logo seguido pela infra-estrutura de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel (Açores), em 47.º lugar. O aeroporto do Funchal, na ilha da Madeira, é o quarto a nível nacional, figurando na 76.ª posição da lista. Sensivelmente a meio do ranking internacional ficou o aeroporto da Horta, na ilha do Faial (Açores), em 84.º lugar. O aeroporto de Porto Santo, na ilha de Porto Santo (Madeira), é 99.º e o aeroporto de Faro ficou-se pela 148.º posição – é o pior classificado entre os três aeroportos de Portugal Continental.

De acordo com os resultados do estudo, “a pontualidade é o aspecto que mais pesa na satisfação com uma companhia aérea, seguido pelo pessoal de bordo e pelo procedimento de embarque”. A Emirates, sediada nos Emirados Árabes Unidos, é a preferida dos inquiridos a nível mundial. Já a Luxair foi eleita a melhor entre as transportadoras aéreas europeias.

Quanto às companhias portuguesas, a TAP ficou em 31.º lugar e a açoriana SATA na 38.ª posição. Se o sentimento de segurança a bordo é o “aspecto mais apreciado” no serviço prestado pelas duas empresas nacionais, as refeições servidas nos aviões, o conforto dos assentos e a relação qualidade-preço ficaram aquém das expectativas dos inquiridos. Na SATA, a pontualidade foi ainda um ponto de desagrado, refere a DECO.

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