Fugas - notícias

  • O navio-escola <i>Sagres</i> é uma das embarcações abertas a visitas durante a escala da Rendez-Vous 2017 Tall Ships Regatta em Sines
    O navio-escola Sagres é uma das embarcações abertas a visitas durante a escala da Rendez-Vous 2017 Tall Ships Regatta em Sines António Borges
  • Na Ovibeja há animais, mas também concursos, artesanato, gastronomia, vinhos e espectáculos
    Na Ovibeja há animais, mas também concursos, artesanato, gastronomia, vinhos e espectáculos Paulo Ricca
  • Em Grândola, as flores não vão à mesa para a decorar, mas para serem saboreadas
    Em Grândola, as flores não vão à mesa para a decorar, mas para serem saboreadas Nelson Garrido
  • Feira das Cantarinhas: uma mostra de tradições, em Bragança
    Feira das Cantarinhas: uma mostra de tradições, em Bragança DR
  • Barcelos celebra o Milagre das Cruzes em romaria
    Barcelos celebra o Milagre das Cruzes em romaria DR
  • Os Caretos de Grijó participam no 12.º Festival Internacional da Máscara Ibérica, em Lisboa
    Os Caretos de Grijó participam no 12.º Festival Internacional da Máscara Ibérica, em Lisboa DR
  • A Tailândia é o destino em destaque na Feira das Viagens, em Lisboa, Porto e Coimbra
    A Tailândia é o destino em destaque na Feira das Viagens, em Lisboa, Porto e Coimbra DR

Sete ideias para o fim-de-semana prolongado (e não só)

Por Cláudia Alpendre Marques

A semana passa por grandes veleiros, flores comestíveis, máscaras, feiras, romarias e outras viagens.

Sines à vista
Porto e Castelo de Sines | Até 1 de Maio

Sete mil milhas náuticas transatlânticas, 20 embarcações, cinco meses, sete países. Estes são alguns dos números da Rendez-Vous 2017 Tall Ships Regatta, que zarpou de Royal Greenwich (Reino Unido) a 13 de Abril e faz a sua primeira escala na cidade de Vasco da Gama.
Durante quatro dias, é possível visitar embarcações portuguesas históricas como a caravela Vera Cruz ou os navios-escola Sagres, Creoula, Zarco e Polar, e assistir a desfiles dos tripulantes.
Mas há mais nesta vida de marinheiro: ao porto alentejano chegam espectáculos de música (Rocky Marsiano & Meu Kamba Sound, Expensive Soul, DJ Kamala), exposições, street food e fogo-de-artifício. Para os mais aventureiros, há a possibilidade de embarcar e seguir viagem como aprendiz (informações aqui).
A regata de grandes veleiros, que assinala os 150 anos da Confederação do Canadá, segue depois para Las Palmas (Canárias). Passará ainda pelas Bermudas, pelos EUA e pelo Canadá antes de atracar no porto francês de Le Havre.
Horários: sábado e domingo, das 10h à 1h; segunda, das 10h às 16h.
Preço: gratuito

 

Todo o Alentejo deste Mundo
Parque de Feiras e Exposições de Beja | Até 1 de Maio

O mote está (mais uma vez) lançado. Até 1 de Maio, e no que respeita a feiras agrícolas, todos os caminhos vão dar a Beja. Com a internacionalização como pano de fundo, a 34.ª edição da Ovibeja dedica vários espaços ao "potencial exportador dos produtos agro-alimentares e agro-pecuários".
A feira, que nasceu em 1984 e promove as actividades culturais, industriais e económicas da região, integra conferências, exposições e concursos de azeites, gado e aves, festivais equestres, artesanato, gastronomia e vinhos.
A montra fica composta com um programa de espectáculos que vão do tradicional cante alentejano (classificado Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO) aos registos cruzados de hip-hop, soul e R&B de Agir e de Anselmo Ralph (sábado e domingo, respectivamente, às 22h30).
Horários: sábado e domingo, das 11h às 24h; segunda, das 11h às 19h.
Preços: 7€ (dia), 25€ (passe). Grátis para crianças até aos 12 anos

 

Até as comemos
Grândola | Até 1 de Maio

E se de repente alguém lhe oferecer flores? Em Grândola, isso poderá ser… comida. Na vila morena, as comemorações da Revolução incluem Em Abril, Flores Mil, uma mostra gastronómica que serve a criatividade no prato, com flores comestíveis. Alecrim, borago, jasmim, sálvia, rosa, amor-perfeito e violeta são algumas das plantas e pétalas que passam do jardim para a mesa, para aromatizar e decorar saladas, entradas, sobremesas ou cubos de gelo.
Na ementa, há criações como o risoto de espargos de Melides com cogumelos e flores, a piza tropical com pétalas de amor-perfeito ou o crumble de maçã com molho aveludado de rosas.
Para o último dia, 1 de Maio, está reservado um passeio pedestre-workshop para identificar as plantas espontâneas comestíveis, aromáticas e medicinais que nascem no Trilho da Serra de Grândola (encontro às 9h no Eco Parque Montinho da Ribeira).
Nos restaurantes A Coutada, Espiga, Pizzaria Bello Giorno, Espaço Garrett, Da Lénia, Flor de Sal, O Casarão, O Fadista, Pôr-do-Sol, Rustik, Sabores da Praça, Tia Rosa, Taberna da Villa e Villa Mariscos.

 

Vai uma cantarinha?
Bragança | De 1 a 3 de Maio

De recipiente para transportar água fresca em tempos que já lá vão ao uso decorativo que agora lhe é dado, as cântaras de barro continuam presentes, nem que seja pela crença popular de que trazem sorte a quem as recebe. São elas as protagonistas da Feira das Cantarinhas, que leva à cidade centenas de expositores, de várias regiões do país, e inclui também outro artesanato, tasquinhas e produtos hortícolas.
A mostra de tradição medieval é complementada com um encontro de jogos tradicionais (dia 1, às 9h30, no campo de futebol da aldeia da Parada), onde o visitante pode descobrir ou relembrar o fito, a raiola, a relha, os sacos e o jogo do galo. No programa das festas, segue-se a Feira de Artesanato de Bragança, que regressa à cidade entre 3 e 7 de Maio.
Horários: das 9h às 24h (até às 23h no último dia)
Preços: gratuito

 

Vamos às Cruzes!
Barcelos | Até 7 de Maio

Reza a lenda que, em 1504, quando um sapateiro barcelense regressava da missa, apareceu a imagem de uma cruz no chão, que crescia e resplandecia. O Milagre das Cruzes, como ficou conhecido, faz parte da memória da cidade e é homenageado nesta romaria, considerada por muitos uma das maiores festas religiosas do país.
A Grandiosa Procissão da Invenção da Santa Cruz (dia 3, às 17h30, feriado municipal) é um dos momentos altos da Festa das Cruzes, a par da Batalha das Flores, dos arcos de romaria e dos tapetes de pétalas naturais. A estes atractivos juntam-se sessões de fogo-de-artifício, folclore e concertos.
Preços: gratuito

 

O tempo passa mas as máscaras não caem
Lisboa | De 4 a 7 de Maio

Muda a praça, mantém-se a máscara. A 12.ª edição do FIMI - Festival Internacional da Máscara Ibérica troca o Rossio por Belém e instala-se, pela primeira vez, no Jardim da Praça do Império. A cultura ibérica e as tradições pagãs cruzam-se com a envolvente histórica e alinham num programa variado, onde caretos, madamas e cabeçudos andam de mãos dadas com a Mostra das Regiões, a gastronomia, os vinhos, o artesanato ao vivo, os workshops, as exposições, a música e a (muita) animação de rua.
O tradicional e colorido Grande Desfile, que se realiza no sábado a partir das 16h30, conta com 36 grupos e mais de seis centenas de mascarados, representando várias regiões de Portugal e Espanha, mas também do Brasil, da Colômbia e do Peru, países convidados a propósito da iniciativa Lisboa, Capital Ibero-Americana de Cultura.
Horários: das 11h às 20h (até às 24h na sexta e no sábado)
Preços: gratuito

 

Todos a bordo
Campo Pequeno, Lisboa | De 5 a 7 de Maio
Palácio da Bolsa, Porto | De 12 a 14 de Maio
Pavilhão Centro de Portugal, Coimbra | De 19 a 21 de Maio

Das férias de pulseirinha às viagens de aventura, na praia, no campo ou pela cidade, não faltam propostas com cenários de postal ilustrado. A Feira das Viagens chega à quinta edição com os mesmos objectivos de sempre: ajudar as famílias portuguesas a encontrarem soluções acessíveis para as férias e, simultaneamente, apoiar e impulsionar o turismo nacional.
Este ano, o destino em destaque é a Tailândia – que além da oferta turística traz na bagagem iniciativas culturais –, a par das estreias da Polónia e da África do Sul.
No mapa das novidades há ainda um espaço dedicado a casamentos e luas-de-mel, que inclui informação sobre quintas, catering ou fotografia, e expositores com complementos de praia, surf, caravanismo e serviços de protecção civil.
Horários: das 10h às 22h (até às 20h ao domingo)
Preços: gratuito

--%>