Fugas - notícias

  • Praia da Salema
    Praia da Salema Vasco Célio
  • Praia do Martinhal
    Praia do Martinhal Vasco Célio
  • Budva, Montenegro
    Budva, Montenegro Stevo Vasiljevic/Reuters

Praias da Salema e do Martinhal são "paraísos escondidos" para o The Telegraph

Por Fugas

O jornal britânico fez uma lista de 28 lugares estivais que vale a pena descobrir e dois são portugueses. As praias algarvias aparecem no 9.º e 22.º lugar na lista.

Os peritos em viagens do The Telegraph elegeram os 28 melhores destinos paradisíacos da Europa. Mar, areia e paisagens de cortar a respiração são ingredientes essenciais e Portugal não falta na lista. A praia da Salema e a praia do Martinhal, ambas no Algarve, constam no 9.º e 22.º da lista, respectivamente.

Salema é uma localidade piscatória no concelho da Vila do Bispo, no Algarve. O destino, recomendado por Mary Lussiana, uma das especialistas em viagens do The Telegraph, destaca-se pela sua beleza natural. “Enquanto a maior parte do litoral Sul do Algarve foi construída, a extremidade ocidental, que forma o Parque Natural da Costa Vicentina, permanece intacta e é uma área protegida”, explica a perita. Esta praia, que no ano passado tinha sido considerada uma das melhores praias para famílias e a 13.ª a nível mundial pelo jornal The Guardian, fica a poucos minutos da nacional N125, que percorre todo o Algarve, e “está decorada com pequenas casas caiadas de azul, com as típicas chaminés algarvias” e, por perto, existem vários “campos de flores silvestres”.

É perceptível uma “ampla evidência da tradicional vida nesta antiga aldeia de pescadores”, onde muitas casas foram substituídas por restaurantes virados para o mar. E é aí perto, “na entrada da praia, que existe um mercado coberto, onde o peixe costumava ser vendido”. Hoje a venda do peixe é feita noutro local, devido “a regulamentações sanitárias cada vez mais rigorosas”. Mas lá, junto ao mar, “ainda podemos ver os pescadores a descarregar as suas capturas de polvo, sardinha e dourada” pouco antes de “emendarem as suas redes ou limparem os seus coloridos barcos”, explica Mary.

O Telegraph disponibiliza ainda alguma informação útil para todos os que pretendam visitar este paraíso algarvio. Onde é? No lado ocidental da costa sul de Portugal, a cerca de 80 minutos do Aeroporto de Faro. A quem é recomendado? A famílias com crianças pequenas e a quem viaja em busca de tranquilidade. O que há para fazer? Pode ver as “impressionantes pegadas de dinossauro embutidas nas rochas calcárias” ou pode dar “uma volta ao mar de pedalo”. O que torna Salema especial? “O seu encanto de mundo antigo” e a rotina dos pescadores, que todas as manhãs se preparam para ir para o mar.

No 22.º lugar da lista surge a praia do Martinhal, também no Algarve e também recomendada por Mary Lussiana, que descreve o destino como “o fim de toda a terra habitada”. Do século VIII ao XII foi ocupada pelos mouros, que a chamaram de Al-Gharb (O Oeste), por ser o ponto mais ocidental do seu domínio. As influências mouras são ainda visíveis: nas amendoeiras, nos marmelos e nas figueiras “que cobrem grande parte desta terra”; na arquitectura, “onde as delicadas chaminés se sentam sobre as baixas casas brancas” e na própria decoração, “muitas vezes revestidos de azulejos”.

“No século XV, esta era a costa a partir da qual os jovens partiam para procurar novas terras”, na aclamada época dos Descobrimentos. “Podemos imaginar as caravelas que se estendiam, enquanto percorremos o litoral de Lagos para Sagres, uma região intocada, autêntica, varrida pelo vento, onde as ondas batem contra as falésias e os mares acenam para um horizonte vazio”, retrata a perita em viagens.

--%>