“É um Algarve diferente”, acrescenta Mary. A quem é recomendado? Famílias. O que há para fazer na praia do Martinhal? Diversão de praia, mergulho e explorar o Parque Natural da Costa Vicentina. O que torna o Martinhal um destino único? “As ondas são mais suaves, à medida que a costa se arrasta pelo Atlântico."
Mas, apesar da beleza das praias algarvias, quem vence é Itália. No primeiro lugar desta lista de destinos europeus do The Telegraph está Marina di Pisciotta, “uma pequena vila no Sul da Itália”, recomendado por Lee Marshall. O especialista explica que este é o “lugar das ruas estreitas e das casas pintadas de pastel, de antigos caminhos que nos conduzem a capelas escondidas, de pequenas praças cheias de idosos a jogar cartas ou, simplesmente, a verem o mundo passar”.
Budva, no Montenegro, encontra-se no segundo lugar. O “paraíso” é recomendado por Jane Foster, que refere que “a antiga cidade de Budva corre 22 milhas de Trsteno a Buljarica e é pontilhada com uma série de enseadas abrigadas e oito quilómetros de areia e praias de calhau”.
Em terceiro lugar encontra-se Alacati, na Turquia, seguida de Stoupa, na Grécia e de Gabicce Mare, na Itália. Em sexto pode ler-se uma descrição sobre Patara, na Turquia, à qual se sucede Guethary, na França. O oitavo e décimo lugares desta lista de 28 “paraísos” remotos europeus são, por ordem, Binisafúller, em Menorca, na Espanha, e Marettimo, na Itália.
São vários os destinos franceses, espanhóis, italianos e turcos que figuram ainda na lista do The Telegraph.