Fugas - notícias

DR/CM VRSA

Antiga Alfândega de Vila Real de Santo António vai ser Pousada de Portugal

Por Fugas, Lusa

Três edifícios do centro histórico de Vila Real de Santo António, no Algarve, vão ser recuperados e transformados em Pousada de Portugal. O novo hotel de cinco estrelas deverá abrir "dentro de 12 meses".

Vila Real de Santo António vai ter a quarta Pousada de Portugal na região algarvia. O contracto de arrendamento de três edifícios da zona histórica pombalina da cidade, incluindo a antiga alfândega, foi assinado esta segunda-feira entre o Grupo Pestana, a empresa municipal Sociedade de Gestão Urbana (SGU) - que detêm os edifícios - e a autarquia local.

O contracto de cedência do espaço é válido por um período de 30 anos, renovável, e vai permitir construir uma unidade hoteleira de cinco estrelas "com 57 quartos, cerca de 114 camas" e criar "um total de 30 postos de trabalho", precisou José Theotónio, director-geral do Grupo Pestana, em declarações aos jornalistas no final da cerimónia.

Para o responsável, Vila Real de Santo António é "um sítio perfeito para a visão que o grupo tem das pousadas": por um lado, "estar onde há turistas" e isso, diz, "claramente acontece no Algarve"; por outro, "usar património que está construído e classificado", como acontece no centro histórico da cidade algarvia, fundada em 1776 pelo Marquês de Pombal, no reino de D. José I.

De acordo com Luís Castanheira Lopes, presidente do Conselho de Administração do Grupo Pestana Pousadas, a localização escolhida para o novo projecto obedece à "estratégia de reconversão" de "edifícios patrimonias e de revelância arquitectónica" que tem sido seguida pelo grupo. "Dada a relevância arquitectónica do conjunto de edifícios que vamos reabilitar, é intenção do Pestana Hotel Group dotar a nova pousada de um conjunto de bens culturais que permitirá aos visitantes descobrir a sua riquíssima herança", acrescentou o responsável.

O projecto de arquitectura deverá ser apresentado em Junho, adiantou Luís Castanheira Lopes, que espera obter licenciamento para a obra em Agosto e avançar com os trabalhos em Setembro. "Dentro de 12 meses, se tudo correr bem, vai poder estar acabado e em funcionamento", afirmou José Theotónio durante a cerimónia de assinatura do contracto. No comunicado de imprensa enviado pouco depois às redacções, anuncia-se ainda que "as reservas começam no início do ano".

Durante a cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, destacou "o investimento de 120 milhões de euros" que o executivo fez nos últimos 12 anos para dotar o concelho de "infra-estruturas básicas" e criar mecanismos que permitissem fazer do centro histórico "um activo patrimonial único", com capacidade para atrair investimentos como o que o grupo Pestana agora inicia na cidade, na ordem dos três milhões de euros.

--%>