Fugas - notícias

Vasco Celio

Um guia para pedalar o Algarve

Por Fugas

A Região de Turismo do Algarve acaba de lançar o primeiro guia de percursos de ciclismo de estrada da região, para descobrir os dezasseis concelhos a pedalar.

É o primeiro guia dedicado ao cicloturismo de estrada editado no Algarve e traz 41 trajectos para explorar toda a região, divididos por zonas (este, central e oeste) e por diferentes níveis de dificuldade. Para pedalar Algarve fora e conhecer aquilo que os 16 concelhos da região têm para oferecer.

Os percursos estão segmentados por quatro níveis de dificuldade, do mais fácil ao mais exigente. Se os três primeiros são aconselhados mesmo para quem não tem muita prática, o último requer “perícia e esforço físico”. Para ciclistas regulares e atletas de competição, há ainda um capítulo exclusivo com 16 zonas de subida para treino específico, com informação relativa a distâncias, altitude e desníveis.

Além da informação básica sobre os percursos incluídos, o guia apresenta um QR Code (código de barras bidimensional) para cada um deles, permitindo aos utilizadores aceder aos detalhes dos trajectos através de um dispositivo móvel.

A publicação, lançada pela Região do Turismo do Algarve (RTA) em parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo, tem quase 90 páginas. Nasce com o objectivo de “promover as excelentes condições do destino algarvio para actividades ao ar livre, em especial para o ciclismo e cicloturismo”, indica o organismo regional em comunicado.

Para Desidério Silva, presidente da RTA, este é um guia “inovador”. “Trata-se da primeira publicação do género editada na região e surge um ano depois de termos começado a desenvolver o Cycling & Walking no Algarve, um nicho turístico relaccionado com o produto Turismo de Natureza”, afirma em comunicado. Lançado no ano passado, o programa tem como objectivo diversificar a oferta da região, de forma a combater a sazonalidade e aumentar a competitividade.

Com uma tiragem de 1500 exemplares, o guia tem distribuição gratuita em acções promocionais da Região de Turismo do Algarve.

--%>