Fugas - notícias

  • DR/CMBeja
  • DR/CMBeja
  • DR/CMBeja
  • DR/CMBeja
  • DR/CMBeja

Beja revive período romano com festival este fim-de-semana

Por Fugas, Lusa

Recriações históricas, mercado romano, espectáculos e cortejos são atracções do 4.º Festival Beja Romana, que arranca na sexta-feira para a população "regressar ao passado" e reviver "a grandeza e a imponência" da antiga cidade Pax Julia.

O festival vai decorrer até domingo no centro histórico, sobretudo na Praça da República, para recriar o "áureo" período romano, que foi "de extrema importância para a afirmação da cidade", explica a autarquia de Beja, promotora da iniciativa.

Durante três dias, frisa a organização, a população vai reviver "a grandeza e a imponência" de Beja no tempo da dominação romana da Península Ibérica, quando se chamava Pax Julia e era capital de uma circunscrição jurídica, o "Conventus pacensis", e a "mais importante cidade" da Lusitânia Meridional.

A Praça da República, onde se situava o fórum romano e onde estão identificados dois templos romanos de Pax Julia, "um dos quais é o maior e mais monumental descoberto até hoje em território português", vai ser o "epicentro" e o palco do "grande bulício" do festival.

Com o tema "Convivência Multicultural no Conventus pacensis", a quarta edição do festival vai destacar a vertente "etnicamente plural" de Pax Julia, que tinha o perfil de uma cidade "comercialmente activa", onde, "às gentes com origem local", se "juntaram ao longo do tempo habitantes vindos de toda a Península Ibérica, da Península Itálica e da bacia do Mediterrâneo".

Uns dos "momentos altos" do programa do festival são os cortejos romanos, que são abertos à participação da população e percorrem várias artérias da cidade, "numa verdadeira manifestação do esplendor da época romana", frisa o município.

O festival arranca na sexta-feira, às 10h30, com o cortejo de abertura, que vai partir da Escola Secundária D. Manuel I, passar por várias artérias e terminar na Praça da República.

O certame vai incluir mais quatro cortejos semelhantes, que vão partir da Praça da República para animar o centro histórico da cidade, uma na sexta-feira, às 17h30, dois no sábado, às 11h e às 17h30, e outro no domingo, às 16h30.

Segundo a Câmara Municipal de Beja, os interessados em participar nos cortejos podem requisitar um dos muitos fatos da época romana que a autarquia tem à disposição da população.

O mercado romano, um dos principais atractivos, vai funcionar durante os três dias do festival, na Praça da República, com comércio de produtos alimentares e de artesanato.

O festival vai ter outras áreas temáticas, como um acampamento militar, com tendas de soldados, que farão actividades militares interagindo com o público; um museu ao vivo com demonstrações de artes e ofícios; uma área alimentar, com tabernas onde será possível provar acepipes inspirados em receitas romanas; uma área pedagógica, com actividades para crianças; e uma área de exposição de aves de rapina, demonstrações de cavalos e passeios de burro para crianças.

Além de várias recriações históricas e dos cortejos, o festival vai oferecer espectáculos de música, dança, magia e fogo, visitas guiadas à cidade e aos núcleos museológicos de Beja, demonstrações de falcoaria e o roteiro "Beja no tempo dos romanos" para alunos do ensino básico.

O IV Festival Beja Romana vai incluir também um concurso de Fotografia, através do qual o município convida interessados a tirar fotografias sobre o património histórico da cidade associado ao período romano e vivências do festival.

--%>