Fugas - notícias

Rui Gaudêncio

Época balnear começa em Junho para a maioria das praias portuguesas

Por Fugas, Lusa

Para muitos areais da margem sul do Tejo, do Algarve e da Madeira, a época balnear arranca oficialmente esta quinta-feira. Mas a maioria das praias do país só abre oficialmente a banhos a 15 de Junho.

Para 43 praias, sobretudo em Cascais, Oeiras e Albufeira, a época balnear já arrancou este mês, mas para a grande maioria dos areais portugueses a temporada oficial de banhos chega durante o mês de Junho.

Das 650 áreas balneares, 175 iniciam a época na próxima quinta-feira, primeiro dia do mês. São sobretudo praias da Região Autónoma da Madeira e do litoral a sul de Lisboa, casos do concelho de Almada (que inclui a Costa da Caparica) e de quase todos os municípios do Algarve.

Para a maioria dos areais concessionados - 246 de Norte a Sul e ilhas - a época balnear abre apenas a 15 de Junho, mas em algumas praias a temporada de banhos só vai arrancar a 1 de Julho.

Em quase metade das praias fluviais do país, a época balnear é curta, decorrendo de 1 de Julho a 31 de Agosto, mas na grande maioria das praias a temporada termina durante o mês de Setembro. Apenas os areais do concelho de Albufeira e alguns no arquipélago dos Açores estendem a época de banhos até meados de Outubro (15 e 14, respectivamente).

De acordo com a portaria publicada pelo Governo em Diário da República, a época balnear pode decorrer nas praias portuguesas, marítimas e fluviais, entre 1 de Maio e 15 de Outubro para efeitos de "exploração e funcionamento de concessões de apoio balnear e seus serviços acessórios", incluindo vigilância por nadadores-salvadores. Cabe depois às câmaras municipais definir a época balnear em cada praia do concelho, motivo pelo qual o calendário é cada vez mais variável de praia para praia, até dentro do mesmo município.

--%>