Fugas - notícias

  • "La Cosa", de Claudio Stellato: um dos espectáculos em destaque na 14.ª edição do Serralves em Festa Massao Mascaro
  • 87.ª edição da Feira do Livro de Lisboa
    87.ª edição da Feira do Livro de Lisboa Fernando Veludo
  • A Quinta da Regaleira serve de cenário a
    A Quinta da Regaleira serve de cenário a "Ser ou Não Ser Shakespeare" Enric Vives-Rubio
  • Festa da Ilustração em Setúbal
    Festa da Ilustração em Setúbal António Jorge Gonçalves
  • Os GNR actuam nas Festas de Oeiras
    Os GNR actuam nas Festas de Oeiras DR
  • Festival da Caldeirada e do Mar em Armação de Pêra
    Festival da Caldeirada e do Mar em Armação de Pêra Miguel Manso
  • Festa da Cereja em Alcongosta
    Festa da Cereja em Alcongosta Carla Carvalho Tomás

Ideias para sair esta semana: Serralves já está em festa e há livros em Lisboa

Por Cláudia Alpendre Marques

Livros e festas. Shakespeare e caldeiradas. E no topo da semana, as cerejas.

Lisboa a ler
Lisboa, Parque Eduardo VII | Até 18 de Junho

Uns vão pela simples experiência de comprar um livro, outros fazem questão de criar e nutrir uma tradição familiar. Os prólogos para a visita à Feira do Livro de Lisboa são variados, as histórias passam sempre pelo gosto pela literatura. Lançamentos, sessões de autógrafos, conversas, oficinas, leitura de contos, cinema (numa parceria com a Cinemateca Portuguesa), música, artes circenses, teatro, capoeira, parkour, show cookings, Hora H (descontos de 50% de segunda a quinta-feira, das 22h às 23h)… São vários os capítulos a folhear na 87.ª edição do certame promovido pela APEL - Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, que conta com um número recorde de 286 pavilhões e traz novidades como um fraldário, uma zona para animais e oferta reforçada (e mais variada) de espaços de restauração.
Horários: segunda a quinta, das 12h30 às 23h; sexta, das 12h30 às 24h; sábado, das 11h às 24h; domingo e feriados 13 e 15 Junho, das 11h às 23h.
Grátis

Serralves (sempre) em Festa
Porto, Fundação de Serralves e outros locais | 2 e 4 de Junho

Depois de Juntar Mundos em 2016, a Fundação de Serralves convida a Quebrar Muros. É este o tema da 14.ª edição do Serralves em Festa, uma verdadeira montra de cultura contemporânea que, este ano, deixou de caber nas habituais 40 horas e se prolonga por 50 horas consecutivas. Num cartaz que se estende também à Baixa do Porto, as propostas são várias e multidisciplinares, sempre com o objectivo de quebrar e misturar fronteiras entre artes e públicos. Das coreografias de Claudio Stellato e Ola Maciejewska à música de Terry Riley & Gyan Riley, Los Pirañas ou as OOIOO de Yoshimi, passando pelo circo de Le Groupe Acrobatique de Tanger, o teatro de Fernando Rubio ou o cinema de Jean-Luc Godard. As exposições da casa – de Gordon Matta-Clark, Julie Mehretu e Joan Miró – juntam-se à festa e estão abertas em contínuo. O difícil é escolher.
Horários: das 18h de sexta às 22h de domingo. 
Grátis

Shakespeare na Regaleira
Sintra, Quinta da Regaleira - Monserrate | 4 de Junho a 28 de Agosto

A companhia Instantâneos propõe uma peça cómica assente na capacidade de improvisação dos actores Marco Graça, Marco Martin, Nuno Fradique e Ricardo Soares, e inspirada no próprio espectador. Shakespeare é o alvo da criação teatral em tempo real, num espectáculo-viagem ao século XVI, destinado a maiores de 16 anos. O cenário foi escolhido a rigor: a Quinta da Regaleira, monumento de arte neo-manuelina, com a dose certa de magia e mistério. Ser ou Não Ser Shakespeare, para ver já ou depois (até Agosto). Essa poderá ser a questão.
Horários: segunda e domingo, às 15h.
Preços: 6€ (acesso incluído na visita à quinta)

É preciso fazer um desenho?
Setúbal, vários locais | Até 2 de Julho

A Festa da Ilustração regressa a Setúbal com o mesmo desafio. A ideia é conviver e mostrar visões e opiniões através desta arte, à volta de desenhos. Além das 14 exposições, em que estão representados autores como António Jorge Gonçalves (Subway Life, A Minha Casa Não Tem Dentro e Desenhos Efémeros, na Casa da Cultura), Bráulio Amado (Cartazes 2016/17, na Casa do Largo) ou Manuel Ribeiro de Pavia (Pavia, na Galeria Municipal do 11), a terceira edição da mostra inclui encontros com autores e actividades para crianças, sem esquecer o envolvimento da comunidade escolar local.
Na Casa da Cultura de Setúbal, Galeria Municipal, Casa do Largo, Convento de Jesus, Galeria Municipal do Banco de Portugal, Casa Bocage, Museu do Trabalho, Biblioteca Pública Municipal, Lavadouros de Azeitão e Casa da Avenida.
Grátis

Pelas rotas de Oeiras
Oeiras, Jardim Municipal, Largo 5 de Outubro, Praia Santo Amaro de Oeiras, outros locais | Até 18 de Junho

Música, movimento, artes, miúdos, jovem e arraiais. São seis as rotas propostas para chegar a um único destino: as Festas de Oeiras. No mapa da música, às 22h, há passagens por GNR (dia 7), Raquel Tavares e Banda da PSP (9), Katia Guerreiro (10) ou Virgul (16). No movimento, alinham actividades desportivas e provas nocturnas. Na arte, há uma maratona fotográfica, um encontro de tricot e contam-se histórias locais. Enquanto os miúdos fazem a festa com um festival de marionetas e carrosséis, a animação dos jovens passa por festas na praia, skate, showcases e stand-up comedy. Chegamos à última rota: a dos arraiais. Estão espalhados por várias freguesias do concelho, com direito a sardinhas e febras, e acompanhados pela Feira Rural e Mercado à Moda Antiga (dias 9 a 11).
Grátis

Praia, sol e caldeirada
Armação de Pêra | 3 a 11 de Junho

Durante nove dias, quem visitar Armação de Pêra, em Silves, é convidado a conhecer e saborear a típica caldeirada e gastronomia do mar. As iguarias, que fazem parte da tradição desta zona algarvia, são as estrelas da ementa de 13 estabelecimentos e dão nome ao festival que ali se instala com o propósito de dar maior visibilidade aos produtos e à terra.
Nos restaurantes Churrasqueira Balbino, Marisqueira Hera, A Tasca, Casa D’Avó, Coentros, O Casarão, O Fernando, O Pelintra, Olivalmar, O Silvense, Pôr-do-Sol (Hotel Holiday Inn), Rocha da Palha e Vista Mar.

No tempo das cerejas
Fundão, Alcongosta | 9 a 11 de Junho

O ditado não engana: "As palavras são como as cerejas: vão umas atrás das outras". E se há cidade que se (con)funde com o fruto é o Fundão. Berço natural das cerejas, a freguesia de Alcongosta, situada na encosta da Serra da Gardunha, "veste-se" de várias tonalidades de vermelho para receber mais uma edição da Festa da Cereja. Tasquinhas, artesanato, música, animação de rua, percursos pedestres e venda do fruto e derivados como licores, doces ou chás fazem parte do cardápio. Para quem quiser ir ver a cereja ainda na árvore e desfrutar da paisagem, há viagens de comboio com vista para os pomares, acompanhadas por um guia turístico (todos os fins-de-semana até 2 de Julho, com saída às 10h, 11h, 15h, 16h e 17h. Marcação prévia no Posto de Turismo do Fundão ou através do T. 275779040).
Grátis

--%>