Fugas - notícias

  • Alma de Viajante, de Filipe Morato Gomes (Categoria: Blogue)
    Alma de Viajante, de Filipe Morato Gomes (Categoria: Blogue) DR
  • The World Backpacker, de Carlos Ferro (Categoria: Fotografia)
    The World Backpacker, de Carlos Ferro (Categoria: Fotografia) DR
  • Uma Foto Uma História, de Gabriel Soeiro Mendes (Categoria: Open World)
    Uma Foto Uma História, de Gabriel Soeiro Mendes (Categoria: Open World) DR
  • HumanEyes, de Guilherme Melo Ribeiro (Categoria: Vídeo)
    HumanEyes, de Guilherme Melo Ribeiro (Categoria: Vídeo) DR

Estes são os blogues que melhor “abrem o mundo” aos portugueses

Por Fugas

Uma Foto Uma História, Alma de Viajante, The World Backpacker e HumanEyes. Eis os blogues vencedores da primeira edição portuguesa dos Open World Awards.

A filosofia viajante de Gabriel Soeiro Mendes, a pena digital de Filipe Morato Gomes, as fotografias de Carlos Ferro e os vídeos de Guilherme Melo Ribeiro valeram-lhes a vitória em cada uma das quatro categorias a concurso na primeira edição portuguesa dos Open World Awards.

A cerimónia de entrega dos prémios promovidos pela momondo, plataforma internacional de pesquisa de voos e de hotéis, decorreu esta quinta-feira à noite no Ministerium Club, em Lisboa. A competição, que este ano se estreou em Portugal, tem como objectivo distinguir os blogues que, através da partilha de informações e experiências pessoais, “entusiasmam e inspiram os portugueses [e não só] a viajar mais e a abrir o seu mundo”.

A página Uma Foto Uma História foi a grande vencedora da competição, ao conquistar o galardão Open World, entregue pelo jurado Fábio Pereira, representante da momondo em Portugal, ao “blogue que mais se assemelhasse à visão da marca”. “Viajar pode resumir-se a curtos momentos que nos marcam e nos mudam como pessoas. O Gabriel demonstra esses momentos com pequenas histórias que, aliadas a fotografias de grande poder comunicativo, contêm uma mensagem forte e que inspiram a viajar de forma diferente”, defende o responsável. Para o vencedor, o blogue "é uma paixão", no qual tenta "ser criterioso e mostrar apenas as melhores fotografias". Mas, há situações em que não é a qualidade da imagem que está em causa, mas os momentos vividos e retratados. Como o resultado da sua viagem à Amazónia, com o qual não estava satisfeito, mas que acabaria "por partilhar na mesma"

Gabriel Soeiro Mendes levou, assim, o maior prémio para casa: uma viagem pelo mundo no valor de 2000€, além de uma formação em marketing digital na sede da momondo, em Copenhaga, e um teste de ADN (para descobrir a sua ascendência, ao estilo do concurso The momondo DNA Journey) – prémios entregues aos primeiros classificados nas outras três categorias.

A página The World Backpacker, de Carlos Ferro, conquistou a preferência do jurado da categoria de Fotografia, António Luís Campos, fotógrafo da National Geographic. "Apaixonado pelo mundo", Carlos Ferro frisou o "muito trabalho" que existe por trás de um blogue de viagens, sobretudo após estas terminarem, quando se dedica à selecção e edição das imagens. "Publico muita coisa depois de já estar em casa."

Na categoria de Vídeo, HumanEyes, de Guilherme Melo Ribeiro, foi o projecto eleito pelo jurado Miguel Baptista, fundador da Queres Viajar Comigo?. Formado em gestão, Guilherme Melo Ribeiro começou por viajar em contexto familiar. E acabaria por se render à vontade de conhecer mundo. Até porque, mesmo quando algo corre mal, afirma pensar "na sorte" que tem por estar a viver o momento e poder partilhá-lo.

Já o blogue Alma de Viajante, de Filipe Morato Gomes, venceu a categoria Blog, escolhida pela jurada Sandra Silva Costa, editora da Fugas. Para Filipe Morato Gomes, "aquilo que é muito gratificante para quem escreve em blogues é sentir que influenciamos a vida das pessoas, que lêem qualquer coisa que escrevemos e que, por isso, mudam de vida". O viajante defendeu ainda a independência financeira dos blogues: "é diferente ler quem escreve do coração e quem escreve porque lhe pagaram".

A noite consagrou ainda as quatro páginas preferidas do público. O blogue Viagens à Solta, de Paulo Azevedo e Sofia Cruz, foi o mais votado pelo público na categoria Open World, recebendo uma viagem pelo mundo no valor de 1000€ e um teste de ADN.

O sufrágio online deu ainda a vitória popular ao blogue Viajar entre Viagens, de Carla Mota e Rui Pinto (blog), à página de Instagram de Juliana Gomes (fotografia), e ao site La Vie En Rouge, de Edgar Keats e Mafalda Santos (vídeo). Receberam um teste de ADN.

--%>