Fugas - notícias

Paulo Pimenta

Quem tem medo do Ultra Trail da serra da Freita?

Por Fugas

Cem, 65, 28 e 12 quilómetros. São estas as opções de distâncias para quem se atrever a enfrentar os desníveis da 12.ª edição do Ultra Trail da Serra da Freita (Arouca), que vai decorrer a 24 de Junho.

Aviso: se quer participar no Elite Ultra Trail da Serra da Freita (Arouca) tem de começar a correr já, uma vez que as inscrições terminam às 23h59 de 15 de Junho. Porém, se quer participar no Ultra Trail da Freita, como é mais conhecido, com certeza que já está habituado a corridas. Afinal, até a distância mais curta, 12 quilómetros, exige preparação, mesmo se é em ritmo de caminhada, para iniciantes. Não é para os praticantes de trail e ultra trail para quem a Freita é incontornável. Estes optam pelo trail, com 28 quilómetros, pelo ultra, 65 quilómetros, e pelo elite trail, 100 quilómetros: os dois últimos têm início às 7h, os dois primeiros às 10h do dia 24 de Junho.

A organização é da Confraria Trotamontes e todas as provas de trail têm partida e chegada na Escola Secundária de Arouca – a caminhada tem início no Parque de Campismo do Merujal às 10h, sendo que o transporte para os caminhantes sai às 9h30 da escola secundária.

Este é um dos momentos altos do calendário anual nacional – afinal, pode dizer-se que até 2006, ano do primeiro trail na serra da Freita, em Portugal existiam apenas os crosses, onde já se desbravavam terrenos acidentados, e corridas em montanha, que seguiam por caminhos e estradões.

Os 50 quilómetros desse primeiro trail na serra da Freita, se agora não impressionam os verdadeiros praticantes, na altura foram um marco e poucos eram os que se aventuravam no percurso que entrava em rios e testava a destreza a ultrapassar barreiras rochosas. Sobretudo se nos lembrarmos que o equipamento não era tão evoluído como hoje e não havia tantas (cómodas) paragens de abastecimento. Actualmente, evoluíram o equipamento e o número de praticantes. Por isso esperam-se várias centenas de atletas, seja para caminhar, seja para correr em obstáculos naturais num território de grande beleza, mas também de grande dificuldade natural.

A provas de trail da serra da Freita contam para várias competições: a Elite Trail Serra da Freita integra o Circuito ATRP na categoria Endurance, Série 150; o Ultra Serra da Freita integra o Circuito ATRP na categoria Ultra Trail, Série 100; e o Trail Serra da Freita integra o Circuito ATRP na categoria Trail, Série 100. As inscrições são limitadas a 350 participantes para a Elite Trail 100K e para o Ultra 65K, 450 para o Trail 28K e 80 para a Caminhada 12K.

 

 

--%>