Fugas - notícias

  • Em Alcochete, a imaginação anda no ar noite e dia. E lança rebuçados
    Em Alcochete, a imaginação anda no ar noite e dia. E lança rebuçados Associação Gil Teatro
  • Miranda do Douro tem um novo festival para observar aves e muito mais
    Miranda do Douro tem um novo festival para observar aves e muito mais Nuno Alexandre Mendes
  • Nas tabernas de Grândola, o lema é petiscar e animar
    Nas tabernas de Grândola, o lema é petiscar e animar Câmara Municipal de Grândola
  • A Anadia volta a centralizar as atenções dos
    A Anadia volta a centralizar as atenções dos "espumantamantes" Nélson Garrido
  • No Seixal há marchas em terra e uma caravela no rio
    No Seixal há marchas em terra e uma caravela no rio Câmara Municipal do Seixal
  • Os Smurfs visitam a Quinta das Conchas, em Lisboa
    Os Smurfs visitam a Quinta das Conchas, em Lisboa DR
  • Vila Franca entra na festa brava e não só
    Vila Franca entra na festa brava e não só Vasco Gargalo

Aves, tabernas e papagaios de papel: sete ideias para sair esta semana

Por Sílvia Pereira

Entre dias de festas e noites de filmes, pomos os olhos nos céus. E também vamos à taberna enquanto abrimos uma garrafa.

Alcochete a empinar
Alcochete, Praia dos Moinhos | Dias 24 e 25 de Junho

No céu da Praia dos Moinhos não andam só gaivotas. Peixes, dragões, diabretes, flores, caras, palhaços, caleidoscópios... Ao FIPA - Festival Internacional de Papagaios de Alcochete são bem-vindos todos os formatos.
Artísticos e estáticos, pequenos e gigantes, em voos sincronizados, combates ou freestyle, os papagaios de papel são manobrados por 17 equipas de sete países: Portugal, França, Espanha, Israel, Inglaterra, Suíça e China. Além de assistir às acrobacias, o visitante é convidado a empinar os seus próprios papagaios e aprender a fabricá-los em oficinas. E pode contar com rebuçados lançados do céu.
A imaginação anda no ar de dia, mas também à noite: no sábado, decorre um festival nocturno com papagaios iluminados, em que o público participa lançando balões luminosos oferecidos.
Esta é a 15.ª edição do festival co-organizado pela Associação Gil Teatro e a autarquia.
Horários: das 10h às 13h e das 14h às 18h. Festival nocturno no sábado, das 22h às 24h.
Grátis

 

Olhópassarinho!
Miranda do Douro | Até 25 de Junho

O Parque Natural do Douro Internacional é cenário de um novo encontro ambiental fronteiriço: o ObservArribas - Festival Ibérico de Natureza das Arribas do Douro. Co-organizado pela Câmara Municipal de Miranda do Douro e pelo projecto Life Rupis (que se dedica à preservação do britango e da águia-perdigueira), em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, centra-se na observação de aves. Caminhadas, passeios, palestras, oficinas, uma feira, exposições e actividades para crianças complementam o programa.
Domingo é dia, por exemplo, para participar no matinal Percurso dos Picones, embarcar num cruzeiro ambiental antes de almoço, comer num dos restaurantes que se associam ao festival, passar a tarde a conhecer melhor a língua mirandesa e rematar o dia a fazer birdwatching em caiaque entre as escarpas do rio.
Preços: Inclui actividades com entrada livre e outras pagas (com descontos exclusivos para o festival). Algumas requerem inscrição prévia.
Recepção aos participantes no Pavilhão Multiusos de Miranda do Douro

 

Manjar cantante em taberna alentejana
Grândola, Restaurante O Justense | Até 1 de Julho

A 23.ª edição da Rota das Tabernas, que anda a percorrer Grândola desde o início do mês, entra nos últimos dias.
A iniciativa, que pretende recuperar e revitalizar estes locais populares de convívio, difere de outras do género porque serve, como acompanhamento às especialidades gastronómicas, um menu de animação-surpresa que pode ir do cante alentejano às concertinas populares, passando por fado ou poesia. Por outro lado, conduz o público por um alinhamento que define os dias em que cada taberna se associa à rota.
A partir de segunda-feira, a concentração faz-se n’O Justense, na Aldeia da Justa, que põe na mesa iguarias como coelho bravo frito, massinha de pombo bravo, açorda de lebre ou feijoada de javali.

 

Um brinde à Anadia
Anadia, Vale Santo | Até 2 de Julho

Este é o lugar para provar o espumante produzido na Anadia, harmonizado com animação diária.
A Capital do Espumante - Festa da Vinha e do Vinho chama os produtores a promoverem as suas castas junto de um público que, além de expositores e provas, tem à sua espera gastronomia da Bairrada, artesanato, marchas populares, teatro e actividades promovidas por associações representativas das freguesias do concelho.
Musicalmente falando, estão agendados para esta 14.ª edição concertos de Miguel Araújo, HMB, Mariza, Diogo Piçarra e Daniela Mercury, entre muitos outros.
Bilhete diário: grátis a 3€; Passe: 14€

 

Seixal a marchar (e velejar) por São Pedro
Seixal, vários locais | Até 2 de Julho

Na quarta-feira, véspera do feriado municipal de São Pedro, o Seixal assiste às marchas populares das colectividades, entra num imenso baile e recebe o hip-hop new school de Dengaz. As festas seguem na quinta-feira com a tradicional Marcha das Canas e com a procissão solene em honra do padroeiro.
A animação continua até 2 de Julho, com propostas que vão de espectáculos de Herman José e António Zambujo a actuações de ranchos folclóricos e bandas filarmónicas.
Paralelamente, está montada no Jardim do Seixal a Feira de Artesanato, Gastronomia e Fumeiro. Na baía, uma novidade: um festival náutico que convida a visitas gratuitas à caravela Vera Cruz durante os dias de festa.
Grátis

 

Cinema na quinta, a custo zero
Lisboa, Quinta das Conchas (Lumiar) | De 29 de Junho a 15 de Julho

O prado da Quinta das Conchas volta a transformar-se numa imensa sala de cinema ao ar livre – e com entrada livre. O Cineconchas, que se realiza desde 2008 por acção do Centro Social da Musgeira e da EGEAC, projecta filmes recentes que se destacaram em festivais e entregas de galardões.
É o caso do seis vezes oscarizado La La Land: Melodia de Amor, de Damien Chazelle, e dos nomeados Lion - A Longa Estrada para Casa, de Garth Davis, Um Homem Chamado Ove, de Hannes Holm, e Passageiros, de Morten Tyldum. Em cartaz estão também Amigos, Amigos, Telemóveis à Parte, de Paolo Genovese, O Ilustre Cidadão, de Mariano Cohn e Gastón Duprat, e Julieta, de Pedro Almodóvar, que abre o ciclo na quinta-feira. Os mais pequenos são chamados ao encontro com Smurfs: A Aldeia Perdida e Trolls.
Sessões: Quinta a sábado, às 21h45.
Grátis

 

Vila-franquenses vestem o colete
Vila Franca de Xira, vários locais | De 30 Junho a 2 Julho

A Festa do Colete Encarnado é a maior de Vila Franca de Xira e uma das mais concorridas e antigas da região ribatejana. Na sua 85.ª edição, volta a pôr em campo esperas, largadas, garraiadas e corridas de toiros, bem como desfiles de campinos, cavaleiros e amazonas. Mas não se esgota na festa brava.
No programa há também sardinha assada, animação itinerante pela cidade, actividades desportivas, uma Feira de Velharias, Coleccionismo e Artesanato Urbano, uma concentração de barcos tradicionais, sessões de fado, actuações de ranchos, tertúlias e concertos de Átoa, Miguel Araújo e New Ethnic Orchestra, sem esquecer o fogo-de-artifício à beira-rio para rematar os festejos.
Grátis

--%>