Fugas - notícias

Pedro Cunha

Depois de uma estreia quase esgotada, Wine Summit regressa no próximo ano

Por Fugas, Lusa

Balanço da edição inaugural fecha com data de regresso marcada. A cimeira do vinho está de volta a Cascais entre 20 e 22 de Junho de 2018.

A primeira edição do Wine Summit Cascais levou 464 participantes ao Centro de Congressos do Estoril, no início de Junho, contando com uma estreia quase esgotada. À venda, estavam 500 bilhetes - com preços a rondar os 800€ - para participar num evento que prometia trazer a Portugal "algumas das mais influentes personalidades" do mundo do vinho.

Entre os 20 oradores, 17 vieram do estrangeiro: África do Sul, Argentina, Austrália, Canadá, China, Espanha, Estados Unidos da América, Nova Zelândia, Portugal, Reino Unido e Suíça. Criar um conceito que "ainda não existisse" e que "pudesse marcar a agenda a nível internacional e atrair massa crítica" era um dos objectivos da organização do evento, liderada pelo jornalista Paulo Salvador e pelo crítico de vinhos Rui Falcão.

No relatório da edição inaugural, divulgado esta terça-feira, a percentagem de estrangeiros presentes na cimeira surge, por isso, igualmente em destaque. Compunham 35% do total de participantes, vindos de 21 países, como África do Sul, Angola, China, Estados Unidos, Hungria, Reino Unido, Rússia e Suíça. Segundo a organização, entre os participantes, encontravam-se "altos quadros do setor vinícola e complementares, produtores, trade, sommeliers, enoturismo, críticos de vinho, enólogos, comunicação e marketing e tecnologias de informação".

Marcaram ainda presença representantes de 43 marcas de vinho e 54 jornalistas credeciados, oriundos de 14 países.

No inquérito de satisfação, as palestras mais votadas foram: How can we communicate with millennials about wine?, de Lulie Halstead, sobre como falar sobre vinho com a geração que nasceu entre 1985 e 1995; e Is wine tourism turning wine regions into a sort of Disneyland?, por Mariette Du Toit-Hembold, dedicada às transformações que o enoturismo veio trazer às regiões vinícolas. Estarão elas a transformar-se numa espécie de parque de diversões?

Do balanço da edição inaugural do Wine Summit Cascais surge também uma promessa: a cimeira do vinho está de volta no próximo ano. E já tem data marcada. Realiza-se de 20 a 22 de Junho.

--%>