Fugas - notícias

  • A Festa Templária conquista Tomar
    A Festa Templária conquista Tomar DR
  • Noite Branca nas ruas de Guimarães
    Noite Branca nas ruas de Guimarães Paulo Pacheco
  • "Balada de um Batráquio", de Leonor Teles: o cinema português vai ao Jardim de Verão da Gulbenkian
  • Um museu para conhecer a história do Palácio da Bacalhôa
    Um museu para conhecer a história do Palácio da Bacalhôa DR
  • Marco de Canaveses em festa
    Marco de Canaveses em festa Fernando Veludo/NFactos
  • Identidade saloia no miolo do Festival do Pão, em Mafra
    Identidade saloia no miolo do Festival do Pão, em Mafra Miguel Manso
  • Cenas na Rua em Tavira com
    Cenas na Rua em Tavira com "Mira! Mira! Miró, Mirando!" Teatro Artimagem

Noite branca, jardim de Verão e pão: sete ideias para sair esta semana

Por Cláudia Alpendre Marques

Uma noite branca. Um jardim de Verão. Visitas, festas, cenas na rua. E pão, muito pão.

Noite Branca
Guimarães | Dia 8 de Julho

Lá diz o ditado: “À noite todos os gatos são pardos”. Na Noite Branca de Guimarães, que promete ser longa, a sabedoria popular dá lugar a uma festa cheia de música e animação, onde se troca o escuro e as sombras pelo brilho do branco e das luzes. As ruas da cidade voltam a transformar-se num enorme palco por onde deambulam figuras mais ou menos reais, à medida da imaginação de cada um. A banda sonora é debitada pelos DJ João Vaz, Nuno Luz, Wilson Honrado, Joana Perez e The Fucking Bastards, entre outros. Os comerciantes locais, a par de vários espaços culturais vimaranenses, também se associam à iniciativa, mantendo as portas abertas até mais tarde. Para entrar na festa há apenas uma condição: vestir branco.
Na Rua de Sto. António, Largo João Franco, Praça de S. Tiago, Largo Condessa do Juncal, Plataforma das Artes e da Criatividade, Coreto do Jardim da Alameda, Largo da Mumadona e Largo do Toural.
Horário: das 20h às 3h.
Grátis

Rumo à Idade Média
Tomar, Centro histórico, Mouchão Parque e Convento de Cristo | Até 9 de Julho

Tomar é palco da Festa Templária. Da memória de outros tempos chegam iguarias, trajes, jogos, danças, cavaleiros, mercadores, artesãos, saltimbancos, músicos e cuspidores de fogo, entre outras “personagens” da época. Tudo para que a cultura e herança da Ordem dos Templários (ou Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão) seja divulgada e recordada. Se perdeu a recriação do cerco muçulmano ao castelo, que marcou os primeiros dias da festa, ainda vai a tempo de assistir a cenas da vida medieval como o cortejo nocturno, o render da guarda ou o acampamento, provar o Festival de Cozinha Medieval, participar em visitas culturais e passear pela Feira de Artesanato e Tasquinhas. 
Horário: Feira de Artesanato - sábado, das 12h às 24h (tasquinhas até às 2h); domingo, das 12h às 23h.
Grátis (visitas culturais, 3€)

Entre batráquios e exorcismos
Lisboa, Museu Calouste Gulbenkian | Dia 10 de Julho
 
O cinema português é convidado a entrar no Jardim de Verão da Gulbenkian pelo Territórios de Passagem, um ciclo comissariado por Miguel Valverde, dedicado aos criadores nacionais apoiados pela fundação. Na tela são exibidos Balada de um Batráquio, de Leonor Teles (2016), Nocturno, de João Nisa (2007), e Provas, Exorcismos, de Susana Nobre (2015). Depois, há uma conversa com os realizadores, com o curador e com o crítico Paolo Moretti. O Jardim de Verão está aberto até 20 de Julho, com artes de várias espécies para cultivar. Música, leituras encenadas, conferências, exposições, workshops… No jardim como na arte, é semear para colher.
Horário: às 19h.
Grátis (levantamento do bilhete no dia)
 
Pelos caminhos da Bacalhôa
Azeitão, Museu do Palácio da Bacalhôa
 
A arquitectura, os jardins e os pormenores decorativos da quinta renascentista, classificada em 1996 como Monumento Nacional, já faziam valer a visita ao Palácio da Bacalhôa, em Vila Fresca de Azeitão (Setúbal). Agora, há também um museu para dar a conhecer a história dos mais de 500 anos deste espaço e das personalidades que ali habitaram, através de fotografias, manuscritos, azulejos, estatuetas e peças de joalharia. As visitas são guiadas e incluem, claro está, uma prova de vinhos com a prata da casa.
Horário: de segunda a sábado, às 10h30, 11h30, 14h30, 15h30 e 16h30 (duração de 1 hora, marcações através de 212198067 e visitas@bacalhoa.pt).
Preço: 4€
 
O que é que o Marco tem?
Marco de Canaveses, Jardim Municipal | Até 16 de Julho
 
Berço de Carmen Miranda (1909-1955), artista que imortalizou a canção O que é que a baiana tem?, Marco de Canaveses recebe mais uma edição das Festas do Marco. Na montra do que de melhor se faz na região, há artes marciais, despique de bombos, marchas populares, gastronomia, artesanato, a exposição Prémio Carmen Miranda, parque de diversões, música (lembrete: The Gift no Estádio Municipal a 15 de Julho, às 22h), concurso e feira de vinhos. Para o encerramento (dia 16, às 24h), está prevista uma sessão de fogo-de-artifício no Parque Fluvial do Tâmega.
Grátis
 

Identidade saloia
Mafra, Jardim do Cerco | Até 16 de Julho

Quente com manteiga. Em modo tiborna, torrado ou tostado. Para acompanhar petiscos ou um café com leite. As sugestões são variadas e para todos os gostos. O ingrediente principal mantém-se: o Pão de Mafra, também conhecido como pão saloio, registado e afamado pelo sabor adocicado, miolo macio e côdea estaladiça. É ele o protagonista do Festival do Pão, servido no Jardim do Cerco mafrense, onde podem encontrar-se outros produtos tradicionais da terra, entre doçaria, artesanato e alfaias agrícolas. Raquel Tavares (dia 8), Ala dos Namorados (9), The Covers (13), Jorge Vadio (14), Alberto Índio (15) e Tiago Bettencourt (16) são convidados a meter a mão noutra massa, a da música.
Horário: de quinta a domingo, das 12h às 1h (concertos às 22h).
Grátis

Cenas na rua
Tavira, Praça da República, Palácio da Galeria, Castelo e Cineteatro
| Até 15 de Julho
 
Em Tavira, o Verão tem praia, sol, dieta mediterrânica, música e… Cenas na Rua. A 13.ª edição do Festival Internacional de Teatro e Artes na Rua instala-se nas praças e largos da cidade algarvia com espectáculos intimistas de teatro, marionetas, poesia e dança. Leôncio e Lena, uma adaptação do texto de Georg Büchner por João de Brito (dia 9, às 22h, no pátio do Palácio da Galeria), Mulïer, espetáculo de dança sobre andas da Cia. Maduixa (dia 12, às 22h, na Praça da República), e Mira! Mira! Miró, Mirando!, uma peça de teatro físico, dança e novo circo inspirada no universo pictórico de Joan Miró e assinada pelo Teatro Art'Imagem (dia 14, às 22h, no largo do Palácio da Galeria) são algumas das cenas em cartaz.
Grátis
--%>