Noite Branca
Guimarães | Dia 8 de Julho
Lá diz o ditado: “À noite todos os gatos são pardos”. Na Noite Branca de Guimarães, que promete ser longa, a sabedoria popular dá lugar a uma festa cheia de música e animação, onde se troca o escuro e as sombras pelo brilho do branco e das luzes. As ruas da cidade voltam a transformar-se num enorme palco por onde deambulam figuras mais ou menos reais, à medida da imaginação de cada um. A banda sonora é debitada pelos DJ João Vaz, Nuno Luz, Wilson Honrado, Joana Perez e The Fucking Bastards, entre outros. Os comerciantes locais, a par de vários espaços culturais vimaranenses, também se associam à iniciativa, mantendo as portas abertas até mais tarde. Para entrar na festa há apenas uma condição: vestir branco.
Na Rua de Sto. António, Largo João Franco, Praça de S. Tiago, Largo Condessa do Juncal, Plataforma das Artes e da Criatividade, Coreto do Jardim da Alameda, Largo da Mumadona e Largo do Toural.
Horário: das 20h às 3h.
Grátis
Rumo à Idade Média
Tomar, Centro histórico, Mouchão Parque e Convento de Cristo | Até 9 de Julho
Tomar é palco da Festa Templária. Da memória de outros tempos chegam iguarias, trajes, jogos, danças, cavaleiros, mercadores, artesãos, saltimbancos, músicos e cuspidores de fogo, entre outras “personagens” da época. Tudo para que a cultura e herança da Ordem dos Templários (ou Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão) seja divulgada e recordada. Se perdeu a recriação do cerco muçulmano ao castelo, que marcou os primeiros dias da festa, ainda vai a tempo de assistir a cenas da vida medieval como o cortejo nocturno, o render da guarda ou o acampamento, provar o Festival de Cozinha Medieval, participar em visitas culturais e passear pela Feira de Artesanato e Tasquinhas.
Horário: Feira de Artesanato - sábado, das 12h às 24h (tasquinhas até às 2h); domingo, das 12h às 23h.
Grátis (visitas culturais, 3€)
Lisboa, Museu Calouste Gulbenkian | Dia 10 de Julho
Horário: às 19h.
Grátis (levantamento do bilhete no dia)
Azeitão, Museu do Palácio da Bacalhôa
Horário: de segunda a sábado, às 10h30, 11h30, 14h30, 15h30 e 16h30 (duração de 1 hora, marcações através de 212198067 e visitas@bacalhoa.pt).
Preço: 4€
Marco de Canaveses, Jardim Municipal | Até 16 de Julho
Grátis
Identidade saloia
Mafra, Jardim do Cerco | Até 16 de Julho
Quente com manteiga. Em modo tiborna, torrado ou tostado. Para acompanhar petiscos ou um café com leite. As sugestões são variadas e para todos os gostos. O ingrediente principal mantém-se: o Pão de Mafra, também conhecido como pão saloio, registado e afamado pelo sabor adocicado, miolo macio e côdea estaladiça. É ele o protagonista do Festival do Pão, servido no Jardim do Cerco mafrense, onde podem encontrar-se outros produtos tradicionais da terra, entre doçaria, artesanato e alfaias agrícolas. Raquel Tavares (dia 8), Ala dos Namorados (9), The Covers (13), Jorge Vadio (14), Alberto Índio (15) e Tiago Bettencourt (16) são convidados a meter a mão noutra massa, a da música.
Horário: de quinta a domingo, das 12h às 1h (concertos às 22h).
Grátis
Tavira, Praça da República, Palácio da Galeria, Castelo e Cineteatro | Até 15 de Julho