Foi com ISO 50, abertura f/2.2 e 1/7500 segundos de exposição que Vítor Aguiar tirou a fotografia vencedora do concurso Portugal sem tripé. O algarvio de 57 anos fotografou, em contraluz, o Cabo de SãoVicente, com um Huawei P10.
Durante dois meses, milhares de portugueses competiram para verem a sua fotografia eleita como a melhor de Portugal. Numa primeira fase foram escolhidas sete imagens, uma para cada região. A do Algarve pertencia a Vítor Aguiar. “ Fiquei radiante por ser uma fotografia a preto e branco da Capela da Nossa Senhora da Rocha e por passar à fase final”, confessa o ex- bancário .
Depois do Bootcamp, onde conheceu os outros finalistas e os júris, Isabel Saldanha e Luís Mileu, chegou a altura de fotografar. Aproveitando a luz do início do dia, Vítor levantava-se às seis da manhã. “Procurava um contraluz, sem ser em pôr do sol”, afirma.
“Este prémio é o realizar de um sonho”, admite o algarvio, que promete publicar mais fotografias nas redes sociais, agora que ganhou um Huawei P10. “Estou a ficar fã de phone photography”, acrescenta.