A marca Lifecooler, da empresa portuguesa Sítios, quer aproveitar residências universitárias, vazias em Agosto, para receberem turistas que querem visitar Lisboa numa época que tem muita procura.
"A ideia partiu da constatação de que a cidade está com muita procura e, ao mesmo tempo, tem sítios disponíveis", como as residências universitárias, já que os estudantes estão de férias, explicou à agência Lusa Paulo Parreira.
E, ao abrigo da lei do alojamento local, o novo conceito permite "aproveitar a oferta que existe e 'casá-la' com a procura excepcional" que se regista actualmente em Lisboa, acrescentou.
Para já, a marca, que se dedica essencialmente a disponibilizar experiências, apostou num projecto-piloto e arrendou uma residência universitária com 48 quartos e 68 camas, durante o mês de Agosto, e decorou o espaço com sugestões de viagens, locais a visitar e passeios a Lisboa.
"A Lifecooler não é de todo quartos, tem uma actividade relacionada com experiências e esta ideia permite aproveitar espaços inactivos", fazendo do alojamento o ponto de partida para conhecer a cidade, reforçou Paulo Parreira.
Além das residências para estudantes, a maior parte das quais são de universidades, o responsável da marca especialista em experiências turísticas refere o exemplo de outros espaços vagos, como seminários ou quartéis.
Iniciado a 1 de Agosto, o novo projecto designado 'Rooms & Experiences' "está a correr bem", já que a taxa de ocupação é de 70%, mas Paulo Parreira prefere esperar pelo fim do mês para fazer uma avaliação e decidir se é para apostar.
Mais conhecida em Portugal pelos livros de descontos, que oferecem vantagens em restaurantes, hotéis e atividades turísticas, a marca está também presente no mercado das vendas 'online' e dos pacotes de experiências para oferta.