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Sim, chá e queijo no mesmo copo

Por Luís Octávio Costa

Tudo começou em Taiwan. E a tendência já chegou a Nova Iorque

A nova tendência não é uma tatuagem, nem um gadget xpto, nem sequer ar puro embalado. Na China, há muito que as pessoas fazem fila para experimentar chá com cobertura de queijo — sim, chá e queijo no mesmo copo.

Das ruas de Taiwan (onde terá surgido em 2010 com queijo em pó) para a China e daí para Singapura, para a Malásia e para Hong Kong foi um abrir e fechar de olhos. Num ápice, a invulgar mistura chegou a Nova Iorque (Happy Lemon) e a Los Angeles (Little Fluffy), que já servem algumas variedades de chá com topping de queijo. A HeyTea, por exemplo, avançou com chás matcha (chá verde em pó ou moído), oolong (um chá chinês tradicional), jasmim e preto com "cobertura" de queijo salgado ou adocicado — na sua forma, é como um café macchiato —, muitas das alternativas com opção de extras à base de fruta fresca. 

Por 3,50 dólares (cerca de 2,90 euros), a jornalista da Condé Nast Traveller foi para a fila e esperou (cerca de cinco minutos para confeccionar) pelo seu oolong gelado com queijo. "É como sorver um refrescante batido de chá. O emparelhamento realmente funciona. "O queijo salgado acentua os sabores florais do chá, e o chá, por sua vez, ganha um sabor suave e cremoso", descreve Kate Springer. Embora não haja uma "forma certa" para consumir a mistura, uma nota presa na tampa sugere não utilizar a palhinha, para que possamos sorver os sabores em conjunto.

"A cultura do chá tem uma longa história na China, mas a amargura no início pode desencorajar algumas pessoas mais jovens. Queríamos adicionar um novo sabor", justifica Nie Yunchen, 26 anos, CEO da HeyTea, actualmente com 69 postos de venda em 12 cidades chinesas.

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