Fugas - Viagens

  • Daniel Rocha
  • Daniel Rocha
  • Daniel Rocha
  • Daniel Rocha

Continuação: página 3 de 4

Montado, património da Humanidade?

Onde comer

A Palmeira
Visto de fora, pouco se dará por ele, mas se entrarmos encontraremos grande e qualificada oferta dos mais variados pratos da gastronomia alentejana (incluindo caça e uma longa lista de doces). As doses são tão bem servidas que podem facilmente ser partilhadas por duas pessoas (os empregados são, neste domínio, bons conselheiros). As entradas são generosas e muito recomendáveis. Os preços são muito razoáveis, sendo possível almoçar muito bem por menos de 20 euros.
Rua 25 de Abril 46, Cabeção | Tel.: 266447182 | Encerra às terças-feiras

Manuel Azinheirinha
Há boas escolas, e certamente o Fialho, de Évora, é uma delas. Pelo menos a acreditar neste restaurante, localizado a uns 20 quilómetros de Évora e um pouco menos de Montemor-o- Novo, e que é gerido por um antigo colaborador dos irmãos Fialho. Aqui o ambiente é mais despojado, mas a lista também é farta em especialidades alentejanas elaboradas com mão segura pela mulher do dono da casa, que toma conta dos fogões. A oferta de entradas é quase pantagruélica, pelo que muitos serão os que não ultrapassarão estes intróitos. Aberto de quarta a domingo (encerra segunda-feira ao jantar), para visitar este pequeno restaurante (30 lugares) é aconselhável fazer reserva.  
Como notou o David Lopes Ramos, "sempre que apetecer petisqueira alentejana, o restaurantesinho de Santiago do Escoural é uma boa escolha". Sem dúvida nem risco de desilusão.
Rua Dr. Magalhães Lima | Tel.:266857504 ~

Que fazer

Fluviário de Mora
Tomando a estrada que segue de Mora para o Cabeção, um desvio à direita bem sinalizado levanos até ao Fluviário de Mora, um equipamento inaugurado em 2007 e que é único em Portugal, até porque se trata do primeiro grande aquário de água doce da Europa. Situado perto da ribeira da Raia, tem como exposição principal um conjunto de tanques onde se reproduzem os habitats típicos de um rio ibérico, da nascente à foz. Está aberto todos os dias, das 10h00 às 19h00 no Verão e das 10h00 às 17h00 no Inverno. O preço da entrada é de 7,3 euros para os adultos e 5 euros para as crianças (Tel.: 266 448 130).
www.fluviariomora.pt 

Onde dormir

Monte do Carmo Hotel Rural
Este pequeno hotel de 20 quartos está instalado nas casas que, em tempos idos, acolhiam os peregrinos que vinham celebrar a Nossa Senhora do Monte do Carmo. São quatro construções térreas, dispostas nos quatro cantos do pátio da ermida, e que foram adaptadas a hotel. Os quartos (9) são confortáveis e espaçosos e existem várias suites. Foi preservada a construção original, baseada em grossas paredes e em tectos de abobadilha, sendo que alguns quartos tiram especial partido desta arquitectura ao disporem a cama num plano elevado, junto a estes tectos de tijoleira. No restaurante só se servem jantares, mas no bar é possível tomar uma refeição ligeira. Situado a cerca de dois quilómetros da Azaruja (e a 18 quilómetros de Évora), num local isolado no meio de montados a perder de vista, este hotel oferece ainda uma piscina biológica. Os preços são muito competitivos, até atractivos (Tel.: 266 970 050).
http://www.hotelruralmontedocarmo.com/

--%>