Fugas - Viagens

Enric Vives-Rubio

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Lisboa de carrinho

Os GoCar, descapotáveis (com capota disponível), motores a gasolina de baixo consumo, GPS amigo e em contínuo aperfeiçoamento e actualização, tomaram Lisboa em Junho, resultado da adaptação de uma ideia estreada em São Francisco em 2004 (e logo vencedora de um prémio da revista "Time" para a invenção mais "cool" do ano), expandida para San Diego, Miami e, quase ao mesmo tempo que Lisboa, para Barcelona.

Leonel Soares e João Mendes são dois (dos quatro) sócios da GoCar lisboeta: apaixonaram-se pelos carrinhos e explicam com tal energia o projecto que não deixam dúvidas a quem os ouve de que há rodas (e ideias) para rodar mais longe.

"É uma maneira divertidíssima de conhecer Lisboa e com um sistema GPS único, informal e inovador", resume João Mendes. A frota chega já às duas dezenas e os GoCar são cada vez mais solicitados. Até porque à passagem de um não há quem não repare e fique com o bichinho de experimentar. Nos planos, está o desenvolvimento de caças ao tesouro pela cidade, prontas a começar, ou rotas temáticas. Uma certeza já há: ninguém sai do GoCar, depois de andar a acelerar no meio de um "cartoon" com Lisboa como cenário, sem um sorriso de orelha a orelha.

GoCar Tours Lisboa
Loja e veículos: Rua dos Douradores, 16, 1100 540 Lisboa
Tel.: 210965030
Número Verde: 918000191;
http://www.gocartours.eu/
Horários: das 09h00 às 20h00
Rotas: Centro-Baixa/Alfama/ Graça, Belém, Parque das Nações;
GPS: português, inglês, francês, castelhano e alemão (em breve)
Preços: 1.ª/2.ª hora: €20, depois €18 por hora | 4 horas: €50 | 1 dia: €89
O que é preciso: ter mais de 18 anos e carta de condução

Red Tour GPS, electricamente ecológicos

Depois da diversão do GoCar, é tempo de pôr à prova as propostas da Red Tour GPS, uma eléctrica e ecológica trilogia, disposta no Terreiro do Paço, composta por "buggies", bicicletas e "segways". E começamos por estes últimos, porque, aqui, o escriba confessa-se: sem um pé posto até agora nesse inovador veículo de duas rodas cuja condução depende do equilíbrio do condutor, houve um arrepio na espinha capaz de cruzar toda a reportagem. Para leitores virgens nas artes "segway" a impressão é capaz de ser a mesma: parece um veículo incrível, sim, mas será que eu em cima dele chego a algum lado; e será que ele me obedece? Nada como experimentar, porque ninguém arranca sem 10 ou 15 minutos de treino.

Mais ou menos habituado, o corpo lá vai aprendendo a conduzir o aparelho e, agora, toda a Alfama à proa. Entre a adrenalina (ai a ladeira..., ai o cão...), a adaptação física e o prazer da passeata, torna-se uma experiência excepcional.

Garante uma grande liberdade, bem gerida pelo GPS áudio, e uma absoluta proximidade. Além de ser alvo de uma curiosidade ilimitada de toda a gente "ó vizinho, como é que se segura?, "com jeitinho cabemos os dois!". E permite prestar atenção como nunca a cada pedra da calçada, a cada passeio, porta e janela, ao som de uma banda sonora alfacinha acompanhada de gritos de encorajamento "força, qu' isso vai lá!". "É uma forma ímpar de experimentar Alfama", resume Vasco Correia, director-geral da Red Tour e nosso guia neste passeio dinâmico.

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