Fugas - Viagens

Pedro Cunha

Continuação: página 2 de 2

O campo de visita à cidade

É Alice Figueira - com a ajuda do casal de espantalhos Renato e Mia - que cuida das culturas e das flores: dos malmequeres que marcam o sítio da pequena horta, das roseiras plantadas junto às redes, e do esforçado jardim de cheiros, onde a prazo os pequenos narizes poderão perceber as diferenças entre salsa, coentros, açafrão, alfazema, lúcialima, orégãos, tomilho.

Depois das culturas, os animais: não há por ali galinhas nem ovelhas - como seria normal numa quinta - , mas apenas póneis, da academia equestre João Cardiga, onde as crianças podem dar uma voltinha durante uns minutos. Estão lá o pónei preto Simpson, Napoleão, de pêlo russo, e Única, com uma mancha amarela no nariz. São nascidos, criados e desbastados na academia para fins terapêuticos. Se dúvidas há sobre a sua mansidão, acrescente-se que são usados para fins terapêuticos e para as equipas de formação de horseball. Napoleão, por exemplo, ensinou Maia, uma menina invisual, a montar e é com muito à-vontade que ela passeia no seu dorso.

Na quinta há também um espaço para as histórias, sob um toldo improvisado. No dia em que a Fugas visitou o espaço, os miúdos estavam presos às palavras e gestos de Jozé Sabugo, contador de histórias há 15 anos, que falava sobre a menina Girassol, que pela manhã abre as janelas em par para dar os bons-dias ao sol, e do grilo que quer ser amarelo porque se apaixonou por um grão de trigo.

Mas há outras actividades na manga, como a construção de espantalhos, jogos tradicionais de corrida de sacos e da corda, assim como brincadeiras para falar sobre a necessidade de poupança de água.

Nos sábados das actividades em família - por regra, um por mês, assim o clima deixe -, tanto se pode levar um piquenique como comer por lá um hambúrguer ou um bife acabado de grelhar na chapa.

Como ir

A Quinta do Zé Pinto fica na Rua de Campolide, frente ao nº 310, no terreno onde a Câmara de Lisboa semeou no ano passado um campo de girassóis. O espaço está aberto para as famílias apenas um sábado por mês e ainda não há dia fixo por causa da instabilidade do tempo. O de Março, por isso, ainda não está marcado.
Tel.: 968495699
www.quintadozepinto.blogspot.com

--%>