Fugas - Viagens

Adriano Miranda

Continuação: página 2 de 2

Luzes na noite do parque

Como participar
As "Noites dos Pirilampos" decorrem, anualmente, no Parque Biológico de Gaia durante o mês de Junho, a partir das 22h00. Para participar é obrigatório fazer uma pré-inscrição, já que cada visita não pode ter mais de 250 pessoas. O preço é de 5 euros por adulto e 2,50 por criança ou idoso. O programa é grátis para crianças menores de seis anos. Este ano, ainda pode ir procurar os pirilampos do parque nas noites de 13 a 18, 20 e 21 ou 22 e 25. Mas, atenção, algumas noites (sobretudo de fins-de-semana) já estão esgotadas, pelo que o melhor é apressar-se.

Como chegar
Para quem chega do Norte, deve seguir o Itinerário Principal 1(IP1)/Ponte de Freixo. Depois de cruzar a ponte, abandone esta via na segunda saída, com a indicação "Castelo de Paiva/Avintes". Siga, imediatamente, na direcção "Castelo de Paiva/Avintes", para a Estrada Nacional (EN) 222. Quando entra nesta estrada, surgem placas com a indicação Parque Biológico, siga as indicações, viram à esquerda na rotunda de Avintes. 
Se se aproxima do Sul, pela auto-estrada Lisboa/Porto (A1), continue pelo IP1/Ponte do Freixo, depois da última portagem da A1. Vire na primeira saída, com a placa "Castelo de Paiva/Avintes" e já está na EN 222. O parque fica a cerca de um quilómetro e é só seguir as indicações para lá ir ter.

Dormir no parque
O Parque Biológico de Gaia tem uma hospedaria que pode servir como um bom complemente a uma "Noite dos Pirilampos". O espaço, decorado com fotografias dos animais que é possível encontrar no parque, tem 12 quartos, uma sala comum e um pequeno jardim particular - demasiado pequeno e desengraçado, quando logo ali ao lado há todo um parque para descobrir. Há quartos duplos, triplos, quádruplos e quatro quartos com seis camas, para grupos. Os preços variam entre os 35 euros, nos duplos, e os 95 euros, nos quartos de seis camas. A boa notícia é que pernoitar na hospedaria dá direito a entrar gratuitamente no parque. Por isso, pode sempre deliciar-se com os pirilampos durante a noite e, de manhã, explorar o espaço com outros olhos e outra luz, percorrendo cerca de três quilómetros entre lontras, toirões, gamos, burros, grous, grifos, bisontes, raposas e, com sorte, coelhos selvagens de orelhas largas.

Águas e Parque Biológico de Gaia | 4430-681 Avintes | Tel. 22 787 81 20 | www.parquebiologico.pt

--%>