Fugas - Viagens

Fernando%20Veludo/NFactos

Quantos S. João há no Porto?

Por Andreia Marques Pereira

E entra o São João, com celebrações por todo o país. E, já se sabe, não há São João como o do Porto, com Gaia e vizinhanças a juntarem-se à festa. De martelinho na mão, apontamos-lhe as direcções para festejar à grande na Invicta: do baile às rusgas, de arraial electrónico a festejos na praia, em bares, restaurantes ou cruzeiros.

Já o sabemos: é a noite mais longa do Porto (curiosamente a assinalar o dia mais longo do ano nas suas raízes pagãs) e o Porto sai de casa por ela. O S. João está na rua e este ano até pode sair mais cedo, mercê do capricho do calendário que lhe encostou um feriado na preparação para mais umas largas horas de bailaricos, rusgas, fogueiras, balões, martelinhos e alho-porro. Festa pela noite fora, contagem decrescente para os fogos de artifício sobre o rio e, depois do espectáculo pirotécnicom, festa pela madrugada fora.  

É ao final do dia que se acedem as brasas para as sardinhas e cúmplices do costume - a batata cozida, a salada de pimento, a broa, o caldo verde, as fêveras. Mas antes ainda dá tempo de passar na Praça da República e comprar o manjerico com a quadra sanjoanina e até de jogar umas partidas de matraquilhos nas salas de jogos mais ou menos improvisadas que surgem pelas zonas dos festejos - e estas são as zonas ribeirinhas, ou não fosse a água um elemento tradicional destas festas (tanto como o fogo - e no centro da cidade, na freguesia da Vitória, por exemplo, quem quer ainda se pode atrever a saltar a fogueira).

Das Fontainhas até à Foz - com paragem indispensável na Ribeira para ver o fogo-de-artifício fazer da noite dia - a beira-rio vai encher-se de bailes e comes e bebes e quem seguir a tradição janta nas Fontainhas e segue marginal fora até à Foz para começar o dia na praia.

Este é o roteiro tradicional do S. João portuense, que passa ainda pela Avenida dos Aliados para o concerto da noite (este ano com Tony Carreira a partir das 22h00). Mas há uma série de outras propostas, que enchem o S. João de novas sonoridades e tradições e asseguram que há ecletismo q.b. para quem vem à maior festa do Porto.


Tradição é tradição

Baile das Fontainhas
23/06, 22h00
O tradicional baile das Fontainhas volta a animar a noite de S. João. As Fontainhas e a sua fonte são passagem obrigatória

Fogo-de-artifício
23/06, 00h00
Não podia faltar o fogo de S. João. Garante-se um gigantesco espectáculo de luz e som, partilhado por Porto e Gaia, a animar o rio e as suas margens.

Rusgas de S. João
25/06, 21h00
Freguesias da cidade ao despique, cada uma com sua rusga, constituída por uma tocata e os participantes em trajes antigos, que recriam outros tempos e outros quotidianos.
Para acompanhar: segue pela Praça da Batalha, Rua de St.ª Catarina, Rua Passos Manuel, Praça D. João I, termina na Praça General Humberto Delgado com a actuação das Rusgas perante o júri

--%>