5. Abrigos
Se chover ou fizer muito calor, há atracções a aproveitar nos picos da canícula ou do frio. It's a small world (Fantasyland) é um cruzeiro interior, o barco Mark Twain Thunder Mesa Riverboat (Frontierland) é uma oportunidade de se sentar, embora sem grande abrigo para o frio. Já nos Disney Studios, há um único espaço abrigado para além das galerias de comes, bebes e compras da entrada um chapéu-de-chuva alegórico, frente à montra de tributo ao filme Os Chapéus-de-chuva de Cherbourg.
Em caso de chuvada, o espectáculo de cinema Cinémagique é uma protecção dos elementos, e o mesmo é válido para o Animagique. Na verdade, o Studios oferece sobretudo diversões cobertas, portos seguros desde que não encontre filas muito longas. É o caso do novo Stitch Live, um espectáculo inaugurado em Março, e de Crush's Coaster, inspirado em "À Procura de Nemo" e que é uma autêntica aventura para o estômago. O mesmo não acontece com as voltinhas no Cars Race Rally, quase toda a descoberto, ou na parada High School Musical on Tour, que quando chove muito é mesmo cancelada.
No caso de estar prevista chuva, o melhor é levar um impermeável ou um chapéu-de-chuva como precaução. A alternativa é comprar capas Mickey nos quiosques dos parques, que custam seis euros para crianças e oito na versão adultos.
Para o calor, nada como (ainda no Studios) a Studio Tram Tour, que oferece uma visita sentada e por vezes molhada aos bastidores do Catastrophe Canyon.
6. Compras
Mal se entra nos parques Disney, a pulsão consumista acorda. Aliás, mesmo antes de entrar. A Disney Village, uma rua com restaurantes de comida rápida, um Planet Hollywood, um diner à americana e um inenarrável espectáculo de jantar com búfalos e cavalos, o Buffalo Bill's Wild West Show (menus 59 euros adulto, 45 euros criança), está enfeitada com lojas Disney. Depois, à entrada do parque Disneyland, toda a praça central e Main Street USA é uma colectânea de lojas e espaços de doces e gelados, muitas das vezes interligadas no interior apesar de por fora parecerem independentes. O mesmo acontece nos Studios, com quiosques e lojas um pouco a cada canto. A saber que, apesar de a maioria das lojas ter mais ou menos os mesmos produtos (Mickey, Minnie e mais Mickey, além de Stitch e Buzz Lightyear), há algumas que se distinguem. A loja do castelo de Cinderela tem enfeites de Natal Disney o ano inteiro, ao lado de uma oficina de trabalhos em vidro, por exemplo.
A torre do terror
Não cheira a velho, nem a novo. A nova atracção Tower of Terror, construída de raiz e baseada num velhinho e nunca transmitido episódio de "A Quinta Dimensão" (Twilight Zone) está pensada para nos fazer recuar. À infância e aos instintos mais primários, quando caímos 13 andares a pique num elevador que se abre no topo, fazendo pensar que pairamos no vazio. E ao final da década de 1939, dada a decoração do Hollywood Tower Hotel, com peças art-déco vintage.
A Tower of Terror é uma das mais bem recriadas diversões do parque (encontra-se situada no parque Walt Disney Studios), por estar recheada de genuínos adereços dos anos 30, desde os tapetes aos móveis, vasculhados em feiras da ladra e antiquários, passando pela música da época.