Fugas - Viagens

Como pedalar de Ovar a Macau

Por Fugas

No fim de Setembro de 2010, dois portugueses fizeram-se à estrada em direcção a Macau... de bicicleta. Dezanove meses depois, tinham percorrido 17.520km em duas rodas, unindo Ovar ao antigo território português e cruzando um total de 22 países. Agora mostram-nos como.
Fotogaleria De Ovar a Macau
 
Rafael Polónia e Tanya Ruivo arrancaram de Ovar a 29 de Agosto de 2010 com um objectivo em mente: chegar a Macau numa aventura a que chamaram de Eurásia e que se inseria num objectivo mais ambicioso: “percorrer o mundo de bicicleta”. Antes já tinham no currículo uma viagem de nove meses, em que percorreram a distância de Ovar a Istambul, e volta, em bicicleta.

Nesta nova incursão apenas um dos trajectos foi cumprido em duas rodas - pelo menos grande parte dele, já que houve aviões para passar da Alemanha para o Egipto e da Índia para a Tailândia e ainda dois comboios no Irão e na Índia. O fim da jornada ocorreu a 13 de Maio, com a chegada da dupla ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro. 
 
Dos 19 meses de viagem, Rafael Polónia e Tanya Ruivo, destacaram à chegada “a Índia superpovoada e sem espaço para a privacidade e para o silêncio, a neve na Suíça e na Alemanha e o calor no Turquemenistão” como alguns dos piores momentos. Do outro lado da moeda, falaram da “hospitalidade no Médio Oriente e no Irão (…), a passagem pela Capadócia, na Turquia, por Angkor Wat e pelo rio Mekong, no Camboja, e pela Pamir Highway, no Tajiquistão”.

As aventuras podem ainda ser relembradas ao longo de mais de 200 registos no site 2numundo, os quais poderão, admite a equipa, resultar na edição de um livro.


--%>