Fugas - Viagens

  • DR
  • Açores
    Açores Miguel Ribeiro
  • Alentejo
    Alentejo João Fructuosa
  • Alentejo
    Alentejo Joaquim Eugénio
  • Alentejo
    Alentejo Larissa Chevtsova
  • Alentejo
    Alentejo João Monteiro
  • Alentejo
    Alentejo Nuno Silva
  • Alentejo
    Alentejo Micael Soares
  • Algarve
    Algarve Jorge Fonseca
  • Algarve
    Algarve Vitor Ribeiro
  • Algarve
    Algarve Daniel Gomes
  • Estremadura
    Estremadura Pedro Martins Borbon
  • Estremadura
    Estremadura Laura Quintero
  • Estremadura
    Estremadura Miguel Ribeiro
  • Estremadura
    Estremadura Pedro Miguel Machado
  • Estremadura
    Estremadura Ricardo Machado
  • Estremadura
    Estremadura Donah Pinhao
  • Estremadura
    Estremadura Helena Fernandes
  • Ribatejo
    Ribatejo Joaquim Eugénio
  • Ribatejo
    Ribatejo Margarida Serrano
  • Ribatejo
    Ribatejo Sara Agostinho
  • Ribatejo
    Ribatejo Carlos Correia
  • Beira Litoral
    Beira Litoral Joana Diogo
  • Beira Litoral
    Beira Litoral João Mata
  • Douro LItoral
    Douro LItoral Diana Silva
  • Douro LItoral
    Douro LItoral GuimaraesR
  • Douro LItoral
    Douro LItoral Joana Diogo
  • Douro LItoral
    Douro LItoral Miguel Andrade
  • Douro LItoral
    Douro LItoral Cláudio Veloso
  • Minho
    Minho Ana Gravato
  • Minho
    Minho Elsa Brites
  • Madeira
    Madeira Amadeu Braguês
  • Madeira
    Madeira Irene Canha
  • Madeira
    Madeira Amadeu Braguês
  • Madeira
    Madeira Andre Marçal
  • DR
  • DR

Guinness: O maior álbum fotográfico do mundo é português e sobre Portugal

Por Maria João Faustino

A campanha de uma empresa, que envolveu milhares de fotografias enviadas por portugueses, recebeu o certificado oficial do Guinness. Sob o mote “Portugal, o melhor destino”, pode visitar-se na net e em exposições por todo o país, chegando a Lisboa no Verão.

Com 4,5 metros de altura e 8 metros de comprimento, inclui 10 mil fotografias que ilustram todas as regiões de Portugal e “várias expressões da portugalidade”. É o “Maior Álbum Fotográfico do Mundo”, título com certificação oficial Guiness depois de meses de uma campanha que, além de promover a empresa que criou a iniciativa, também pretende promover Portugal enquanto destino turístico.

Desde esta quinta-feira, o recorde mundial é oficial, tendo sido entregues os certificados atribuídos pela Guinness World Records numa cerimónia em que estiveram presentes "embaixadores" do projecto e representantes de entidades parceiras. O recorde atingido pela iniciativa da Dreambooks Portugal destronou um título antes detido pela Itália, sendo que a razão da conquista lusa se deve não ao número de fotografias contidas mas, precisamente, ao tamanho do álbum de fotografias: um verdadeiro colosso de 500 kg, em que, em cada uma das 13 páginas dedicadas às regiões lusas, se mostram 768 fotos. As dimensões físicas do álbum exigem que o virar de página seja suportado por duas pessoas, cada uma nos dois extremos; o transporte é repartido, feito em duas carrinhas de 5metros cada.

O álbum de proporções inéditas é o produto final de uma campanha para “promover Portugal enquanto destino de excelência”, segundo a Dreambooks – que se dedica a comercializar fotografia digital. Para tal, procuraram envolver os habitantes de cada local, tornando-os os próprios promotores turísticos do país.

Em Portugal, o Melhor Destino, apelou-se a que, através de registo fotográfico, testemunhassem a diversidade paisagística, gastronómica e humana, de norte a sul. O apelo parece ter originado uma autêntica febre fotográfica, tendo sido recebidas mais de 77 mil fotografias entre Julho e Setembro de 2012 – e que podem ser apreciadas online. A apoiar a divulgação do projecto – que contou com parceiros como, entre outros, a secretaria de Estado da Cultura, o Turismo do Porto e Norte, a autarquia do Porto, ou organizações ligadas à fotografia ou a marca Canon –, estiveram diversos profissionais (os “embaixadores”), como o actor Diogo Morgado ou o músico Paulo Furtado – que também contribuíram com fotos – ou os estilistas Nuno Gama e Maria Gambina.

As dez mil seleccionadas para integrarem o álbum representam uma verdadeira viagem visual pelo país: encontram-se imagens da costa portuguesa, de praias e falésias; de casas brancas alentejanas; do comércio tradicional de todo o Portugal; de barcos no Douro. Não faltam estátuas, igrejas, castelos e demais monumentos icónicos – como o Palácio da Pena ou a Torre de Belém. Não faltam, inclusive, registos de costumes, do bailinho da Madeira às procissões.

As dimensões da campanha e o produto final levam a que a Dreambooks faça "um balanço muito positivo". Diogo Teixeira, director de marketing do LFM Corporate, grupo a que pertence a empresa, refere-se à iniciativa como geradora de um “movimento nacional”. Por isso, esta não se esgota na composição física do álbum, incluindo a sua digressão pelo país ao longo do ano.

--%>