Com 4,5 metros de altura e 8 metros de comprimento, inclui 10 mil fotografias que ilustram todas as regiões de Portugal e “várias expressões da portugalidade”. É o “Maior Álbum Fotográfico do Mundo”, título com certificação oficial Guiness depois de meses de uma campanha que, além de promover a empresa que criou a iniciativa, também pretende promover Portugal enquanto destino turístico.
Desde esta quinta-feira, o recorde mundial é oficial, tendo sido entregues os certificados atribuídos pela Guinness World Records numa cerimónia em que estiveram presentes "embaixadores" do projecto e representantes de entidades parceiras. O recorde atingido pela iniciativa da Dreambooks Portugal destronou um título antes detido pela Itália, sendo que a razão da conquista lusa se deve não ao número de fotografias contidas mas, precisamente, ao tamanho do álbum de fotografias: um verdadeiro colosso de 500 kg, em que, em cada uma das 13 páginas dedicadas às regiões lusas, se mostram 768 fotos. As dimensões físicas do álbum exigem que o virar de página seja suportado por duas pessoas, cada uma nos dois extremos; o transporte é repartido, feito em duas carrinhas de 5metros cada.
O álbum de proporções inéditas é o produto final de uma campanha para “promover Portugal enquanto destino de excelência”, segundo a Dreambooks – que se dedica a comercializar fotografia digital. Para tal, procuraram envolver os habitantes de cada local, tornando-os os próprios promotores turísticos do país.
Em Portugal, o Melhor Destino, apelou-se a que, através de registo fotográfico, testemunhassem a diversidade paisagística, gastronómica e humana, de norte a sul. O apelo parece ter originado uma autêntica febre fotográfica, tendo sido recebidas mais de 77 mil fotografias entre Julho e Setembro de 2012 – e que podem ser apreciadas online. A apoiar a divulgação do projecto – que contou com parceiros como, entre outros, a secretaria de Estado da Cultura, o Turismo do Porto e Norte, a autarquia do Porto, ou organizações ligadas à fotografia ou a marca Canon –, estiveram diversos profissionais (os “embaixadores”), como o actor Diogo Morgado ou o músico Paulo Furtado – que também contribuíram com fotos – ou os estilistas Nuno Gama e Maria Gambina.
As dez mil seleccionadas para integrarem o álbum representam uma verdadeira viagem visual pelo país: encontram-se imagens da costa portuguesa, de praias e falésias; de casas brancas alentejanas; do comércio tradicional de todo o Portugal; de barcos no Douro. Não faltam estátuas, igrejas, castelos e demais monumentos icónicos – como o Palácio da Pena ou a Torre de Belém. Não faltam, inclusive, registos de costumes, do bailinho da Madeira às procissões.
As dimensões da campanha e o produto final levam a que a Dreambooks faça "um balanço muito positivo". Diogo Teixeira, director de marketing do LFM Corporate, grupo a que pertence a empresa, refere-se à iniciativa como geradora de um “movimento nacional”. Por isso, esta não se esgota na composição física do álbum, incluindo a sua digressão pelo país ao longo do ano.