Até lá, vai-se preparando para a possibilidade de vencer. Em termos da sua profissão está tudo assegurado, "não há objecções" à ausência temporárioa, diz-nos, sublinhando que "afinal, esta é uma oportunidade única". A preparação é também física, que os territórios australianos são exigentes. Nos intervalos da contabilidade, dedica-se ao desporto, sendo praticante de desportos ligados ao mar, ciclismo ou futebol amadores. E, claro, como se vê no vídeo, ao boxe, que pratica num clube local. "Mas costumo praticar sem cangurus…", brinca.
Se passar esta fase, em que os semifinalistas vão ser julgados por um painel de jurados, o português integrará a lista de 18 candidatos finais (três por cada cargo). Este grupo viajará para a Austrália para outro processo de selecção que pode prolongar-se por duas semanas. Os seis vencedores serão anunciados a 21 de Junho. O "trabalho de sonho" poderá começar após Agosto. O salário real aproxima-se dos 40 mil euros pelos seis meses e a este valor acrescem mais cerca de 40 mil euros em benefícios e ajudas de custo (casa, internet, telefone, computador, serviços, prémios, etc.).
Lançada em Março, esta promoção do Turismo australiano segue-se à primeira edição da campanha, aí com apenas um "melhor emprego do mundo", que decorreu em 2009 e que se tornou um êxito mundial. A vitória iria para Ben Southall, que se tornou guardião de ilha e acabaria por tornar-se uma celebridade.
Cajuda finalista do "outro melhor emprego do mundo"
Southall é, aliás, o actual embaixador do "outro" concurso de viagens mundial que oferece o "outro" melhor emprego do mundo. E aqui encontramos outro finalista português: João Cajuda, que, além de viajante, é mais conhecido como actor (da série Morangos com Açúcar a várias telenovelas), já depois de ter registado o seu nome como campeão nacional de ginástica acrobática.
Cajuda é um dos dez finalistas ao Biggest Baddest Bucket List, promovido pela MyDestination, agência de viagens sediada em Londres e com presença em 46 países, com prémio igualmente aliciante: "seis meses, seis continentes (...), com todas as despesas pagas" (orçamento de 50 mil dólares, cerca de 38,500€, que inclui despesas e dez mil dólares - 7700€ - para gastos pessoais) por pontos escolhidos pelo vencedor a partir de uma ampla lista.
O actor-viajante concorre com um vídeo sobre o Rajastão indiano. A escolha do vencedor será feita após uma semana de eventos em Londres. A 24 de Maio, será anunciado o vencedor.