"Eu sou uma pessoa muito brincalhona [por isso], quando contei à minha namorada, a primeira coisa que lhe disse foi: 'eu não estou a brincar'", lembra à Fugas João Ribeiro. Mas, a brincar, a brincar, este contabilista de 29 anos tem nas mãos uma oportunidade por que muitos sonham: deixar as contabilidades em descanso e passar seis meses a viajar por um território repleto de maravilhas naturais, receber um "prémio" de quase 80 mil euros (entre salário real, benefício ou ajudas de custo) e, até, tornar-se uma celebridade no mundo das viagens.
João é um dos semifinalistas da nova edição do passatempo-anúncio de emprego do Turismo da Austrália, um feito tendo em conta o meio milhão de concorrentes. Se da primeira vez esta bem-sucedida campanha promocional oferecia "o melhor emprego do mundo", agora há seis cargos à disposição, cada um mais apetecível que o outro. Sob o mote "Best Jobs in the World" (aqui no Facebook) os candidatos lutam para serem escolhidos para trabalhos como o de fotógrafo em Melbourne, ranger de parque natural ou provador de gastronomias.
Para cada cargo, foram revelados 25 semifinalistas e entre estes está o português, que concorre a explorador do Outback australiano, no Northern Territory, região de contrastes, entre deserto e praias, que tem Darwin como capital e está repleta de parques naturais e monumentos únicos como o Uluru (Ayers Rock), o maior monólito do mundo.
O contabilista-viajante chega a esta fase graças à sua candidatura: um vídeo de 30 segundos em que mostra por que deve ser escolhido. Surge em imaculado fato, o que usa diariamente na sua profissão, para logo aparecer vestido como "gostaria de ir para o trabalho todos os dias": de calções e t-shirt, em cenário praia – no caso, a Costa da Caparica, onde vive.
"Basicamente, concorri ao anúncio que vi na Internet e mandei o vídeo", conta à Fugas. "Pensei fazer um vídeo muito simples, mas vi o do concorrente que ganhou em 2009, o Ben Southall, e decidi fazer um vídeo mais organizado". Foi assim que nasceram estes 30 segundos, gravados entre a Caparica e a sua casa e produzidos "com a ajuda da namorada e de um amigo".
Apaixonado pelas viagens, já andou por quatro continentes (falta-lhe, "precisamente, a Oceânia"): passeou do Brasil ao Japão, de Cuba ao Vietname, "provando sabores" e "testando" os seus "instintos de sobrevivência". Praticante de boxe (no vídeo surge com um canguru como parceiro do desporto...), tenta convencer o júri mostrando até o seu cão, "come on, mates, até o meu cão parece um dingo"... E garante: "Estou pronto para representar a bandeira australiana".
"Fiquei em estado de choque", diz-nos João a propósito do momento em que soube que fora escolhido para a "short list". "Agora que levantei os pés do chão, não vou parar de voar até aterrar na Austrália", promete. O resultado é revelado a 15 de Maio mas, até lá, ainda vai ter que convencer o júri com um novo vídeo (em que terá que ter pessoas a aconselhá-lo e a dar referências) e com as suas capacidades de "fazer passar a mensagem", ou seja tornar a sua candidatura e vídeo virais e ter a máxima mediatização possível. Isto porque, embora agora o público não possa votar, contribui também para a escolha o impacte da candidatura.