Do sonho à viagem, da viagem ao livro
Foi também na Ásia, numas férias à Índia, em 2009, que o sonho começou a efervescer. Percebeu então, junto de um grupo de viajantes, que fazer viagens de longo termo não só era “possível” como “não era preciso ser nenhum afortunado”. A partir daí, começou a planear “ir de Goa para Singapura por terra”. Mas depois lembrou-se que “fixe, fixe era atravessar o continente euroasiático de ponta a ponta”. Da ideia à concretização foi um passo. Voltou a Inglaterra, onde trabalhava como psicólogo, demitiu-se, regressou a Portugal, preparou a viagem e em Janeiro partiu. “Tinha consciência que [deixar o emprego] era um risco” mas “por mais recente que fosse, era um sonho que eu tinha e quis fazê-lo”, confessa.
Depois, imortalizar o sonho em palavras foi apenas um “passo natural”, já que para António Pedro Moreira escrever é uma “paixão”, traduzida em dois livros de ficção publicados e um blogue actualizado ao ritmo da viagem. Um ano e meio depois, o blogue fez-se livro, editado pelo próprio autor. Nove meses e meio de viagem custaram-lhe pouco mais de três mil euros. Editar o livro de forma independente custou-lhe o dobro. Mas não se arrepende. “Não só o livro sai à minha maneira, como tenho muito mais margem de manobra para fazer o que me apetece”, desabafa. Além disso, garante que o investimento foi pago em duas semanas. Num mês vendeu 700 livros.
Por isso também, o sonho mantém-se, inabalado. “O ideal era se eu pudesse viajar um ano a cada quatro e depois escrever acerca disso e partilhar o meu livro. Para mim era perfeito”.
__
Site | Facebook
“Daqui Ali: De Portugal a Singapura por Terra”, edição de autor, 2013, 440pp (inclui 50 pp cores e mapa destacável), preço de referência: 18€