Em 2014, o Alentejo vai estar sob os holofotes da APAVT e Évora irá receber o 40.º encontro anual destes profissionais do turismo. O anúncio foi feito pelo presidente da APAVT durante o congresso que reuniu mais de 500 agentes de viagens, entre quinta-feira e domingo, nos Açores.
Pedro Costa Ferreira destacou o facto de ser o terceiro destino português consecutivo escolhido pela associação para o seu congresso, depois de Coimbra e Açores.
Com esta escolha, o Alentejo será epicentro de uma série de acções com foco no turismo na região, incluindo integrar na comunicação da APAVT a referência a "Alentejo: Destino Preferido da APAVT" ou diversos projectos nas áreas da promoção e da formação.
A iniciativa Destino Preferido foi lançada em 2012 com o propósito de ajudar ao crescimento turístico da região eleita - estreou-se com Macau e, para 2013, a opção foram os Açores.
Por sua vez, o arquipélago açoriano também voltará a estar sob os holofotes dos agentes de viagens, mas a nível europeu: os Açores são o Destino Preferido 2014 da Federação Europeia das Associações de Agências de Viagens e Operadores Turísticos.
A escolha do Alentejo pela APAVT sucede-se a uma série de distinções e destaques em certames e media internacionais ao turismo na região alentejana: recentemente, entre outros, o Alentejo foi eleito a melhor região de turismo nos Portugal Travel Awards e a National Geographic incluiu-o na sua lista mundial de 21 destinos a visitar no próximo ano.
Este ano, o Turismo do Alentejo avançou também o projecto de tornar a região num dos primeiros destinos turísticos certificados do mundo.