Deve ter sido das poucas vezes na história da aviação que passageiros não se importaram nada de esperar mais algum tempo pela bagagem depois do voo. A canadiana WestJet surpreendeu mais de 250 dos seus passageiros numa superprodução natalícia que envolveu dar a cada um o presente mais desejado. No aeroporto de partida, arranjaram maneira de descobrir os desejos de cada um. No aeroporto de chegada, lá apareceu “milagrosamente” a prenda.
O vídeo da operação foi lançado esta semana e é já uma das sensações virais da temporada natalícia (em quatro dias, rondavam-se já as 20 milhões de visualizações contabilizadas no YouTube). O maior espanto e emoção dos passageiros é explicado por um golpe de asa: é que o guião seguiu um estratagema natalício que resultou em pleno.
Primeiro, arranjaram maneira de saber, como quem não quer a coisa, qual seria o presente que cada um gostaria de receber. Nos aeroportos de partida dos voos escolhidos, Toronto e Hamilton, estava disponível um sistema em que um Pai Natal, numa espécie de teleconferência em directo, ia perguntando a quem parava frente a um ecrã (utilizado para scanear o cartão de embarque) o que gostaria de ganhar. Neste "Virtual Santa" valeu tudo, tanto “manipular” crianças para conseguir a resposta como dar a volta aos pais e avós com elogios e conversas de circunstância. “Uma grande tv” diz uma passageira, “um tablet" pede uma criança, “preciso mesmo de mais roupa interior e de meias” brinca outro passageiro (mal ele sabia que ia mesmo recebê-las de prenda…).
Enquanto os passageiros faziam tempo para embarcar e respondiam afavelmente ao Pai Natal, a equipa da WestJet tomava nota das respostas e enviava-as para assistentes que corriam a comprar as prendas referidas – segundo dados da empresa, participaram 175 pessoas na acção.
Após o desembarque no destino, Calgary, os passageiros encaminharam-se para a sala de recolha de bagagem, sem suspeitarem do que ia acontecer: pelos tapetes começam a deslizar embrulhos natalícios com etiquetas onde surgia o nome de cada passageiro. E, lá dentro, exactamente o que cada um tinha pedido. E com direito a surpresas, incluindo voos gratuitos durante as festas.
Com esta superprodução – que envolveu três grandes equipas e 16 câmaras nos três aeroportos –, apesar de não faltar concorrência, a WestJet conseguiu já lugar garantido entre os vídeos virais do Natal 2013.
E, claro, o plano de marketing não se fica por aqui: conforme o número de visualizações, assim haverá oferta de voos para famílias desfavorecidas (em cooperação com a fundação Ronald McDonald do Canadá (e há concurso em redor do vídeo com oferta de voos).