Fugas - Viagens

DR

Fernando Alvim, o novo Conde Drácula das viagens

Por Vânia Marinho

O apresentador e humorista vai estrear-se como guia numa viagem de autor à Roménia por alturas do Halloween. E, diz-nos, até espera “cumprimentar um Drácula”

A série de Viagens de Autor da Pinto Lopes Viagens continua a integrar novas personalidades e, depois dos viajantes e escritores Gonçalo Cadilhe, José Luís Peixoto ou Raquel Ochoa, a nova “estrela” é Fernando Alvim.

O humor deste homem dos sete ofícios – de também escritor a apresentador da “Prova Oral” da Antena ou a DJ e produtor – promete dar uma nova perspectiva a uma viagem programada pelo operador à Roménia, o “sítio mais indicado para passar o Halloween”, garante.

Naturalmente, o ponto de atracção maior será o Castelo de Bran, mais conhecido por “Castelo do Drácula” (o conde vampiro protagonista do romance escrito por Bram Stoker), na fronteira entre a Transilvânia e a Valáquia. Uma viagem que se espera “arrepiante” e cheia de “surpresas”, adianta Alvim à Fugas.

Apesar de habitualmente, conta-nos, não celebrar o Halloween (festejo mais anglo-saxónico mas que tem vindo a conquistar adeptos por todo o mundo; uma Noite de Bruxas por Portugal comemorada a 31 de Outubro), "cresceu com as histórias dos Dráculas”. E, isso é certo, “a existirem [os vampiros], estão neste castelo”. Por isso, espera mesmo "cumprimentar um Drácula” – situação muito possível: pois se até já “cumprimentou um rato Mickey na Póvoa de Varzim…”. Numa vertente mais séria, diz-nos que espera “desmistificar a história" à volta do conde vampiro inventado por Bram Stoker, procurar um pouco da história verdadeira e, mais que tudo, “fugir ao óbvio”.

Como explica Alvim, a proposta foi feita pela Pinto Lopes, inicialmente sem nenhuma ideia de qual seria o primeiro destino deste guia. Até chegar às grandes romarias que se fazem ao Castelo do Drácula todos os anos por ocasião do Halloween, Alvim andou a pairar sobre as grandes festas dos vários países como as festas da Rainha na Holanda ou a Tomatina em Espanha. Mas o destino escolhido foi mesmo a Roménia, país, para já, desconhecido do humorista mas que lhe suscita "alguma curiosidade".

Sobre a razão que motivou a Pinto Lopes a escolhê-lo para integrar o leque de autores não tem “certezas” mas pensa ter sido pela sua “personalidade e pela imagem de diversão que transmite”. O administrador da Pinto Lopes Viagens, Rui Pinto Lopes, resume, em comunicado, que o convite foi feito por causa da “sua figura carismática, jovialidade, pelos seus fãs e, claro, pelo seu humor”. Uma “personalidade divertida e informal” para trazer sangue novo às Viagens de Autor deste operador turístico fundado na Invicta em 1974.

Já para Alvim, integrar um grupo onde se encontra Cadilhe, Peixoto e Ochoa é “um grande orgulho”. Até porque, explica, são todos seus amigos.

Esta será uma das grandes viagens em destaque este ano na Pinto Lopes. O operador vai apresentar mais detalhes e o restante mapa-múndi das suas viagens para 2014 no dia 26 de Janeiro no Porto, nas Caves Calém, e no dia 2 de Fevereiro em Lisboa, durante um cruzeiro no Tejo.

--%>