Fugas - Viagens

  • DR/vaiscomcinco/Charla Salvado
  • Mote:
    Mote: "A partir do dia 14 de fevereiro é este o Portugal que queremos conhecer" DR
  • DR/vaiscomcinco/Charla Salvado
  • DR/vaiscomcinco/Charla Salvado
  • DR/vaiscomcinco/Charla Salvado

Continuação: página 2 de 2

Quanto Portugal conseguirão eles ver com 25 euros?

Os principais receios passam por "voltar a casa mais cedo" do que esperavam por não terem onde dormir ou não terem combustível (principal dificuldade para o projecto, admitem) mas, ainda assim, acreditam "na solidariedade das pessoas". A desconfiança, esperam superá-la explicando "muito bem" o projecto e oferecendo ajuda para diversas tarefas que podem ir de lavar vidros a fazer jardinagem, como refere André. 

Os pais têm as preocupações "normais" em relação à viagem, onde vão dormir, o que vão comer, se vão passar fome mas, apesar de os jovens nunca terem feito nada do género, apoiam os filhos e têm ajudado a divulgar, diz-nos André. Até porque, como explica, o projecto está a ter "uma receptividade muito boa, que ninguém esperava".

Não vão delinear um roteiro nem esperam ser recebidos pelos presidentes ou pelos representantes das regiões - "queremos uma experiência genuína, com as pessoas dessas regiões", refere. Para delinear o trajecto vão seguir para onde as pessoas os aconselharem. Aliás, André explica que gostavam que fossem as pessoas a delinear o trajecto da viagem.

Mas já têm já alguns locais de passagem obrigatória. André aponta Mação, Gerês, Penha Garcia, Monsanto, Costa Vicentina, Lagoa de Santo André ou serra de Monchique. Esperam, neste "roteiro alternativo", encontrar "de tudo" e querem, sobretudo, conhecer pessoas, instituições, monumentos e as tradições que distinguem as regiões.

E gostariam de levar a viagem além-fronteiras? "Porquê viajar para fora quando temos tanto cá dentro para descobrir? Portugal tem um número infindável de potencialidades", responde logo André, de língua afiada.

A viagem poderá ser acompanhada na página oficial de Facebook, que servirá de diário de bordo deste projecto (que, embora noutro registo, faz lembrar uma viagem maior, em trajecto e orçamento, o "Até onde vais com 1000 euros" de Jorge Vassalo e Carlos Carneiro). O que a viagem não tem é data definida para acabar: "o objectivo inicial é de 2000Km percorridos durante pelo menos uma semana", diz-nos André. Até onde chegarão? 

--%>