Ainda assim, apesar de já ser lido por muita gente, Nelson não se considera "um escritor": o blogue foi "criado de forma amadora e ainda o é em grande parte", refere o viajante que, porém, já apostou em formação específica para o tema, tendo estudado escrita e fotografia de viagens em Londres. Mas o que não quer mesmo sentir é uma "obrigatoriedade" diarística. "Apenas quero contar histórias interessantes sobre as minhas viagens, sobre destinos, gastronomia e pessoas que conheço", diz. É "muito importante que este sentido de vontade não seja substituído por obrigatoriedade".
Com o trabalho na hotelaria a levá-lo de Portugal ao Reino Unido, da Espanha à Alemanha, dos EUA ao Brasil, o blogger reconhece que a profissão ajuda em matéria de conteúdos: trabalhar no ramo permite “viajar e conhecer muitos destinos interessantes", ainda mais porque as pessoas com quem trabalha são das mais variadas nacionalidades, “o que é um bónus para conhecer um pouco mais do mundo". Na bagagem leva já também convites para blogar sobre destinos como a Índia (Kerala) ou o Bahrein, por onde se encontra por estes dias, além de já ter tido as suas recomendações de viagem publicadas na Vanity Fair italiana e na revista de bordo da aérea australiana Qantas ou ter visto fotos suas de Berlim destacadas em publicações alemãs.
Entre viagens, tem já outros grandes projectos a correr. Actualmente, está a colaborar com a APTECE - Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia “como embaixador do turismo culinário em Portugal junto da comunidade de bloggers mundial", e integra o conselho do World Food Travel Summit, evento que irá decorrer no Estoril em Abril de 2015. E não se fica por aqui: em paralelo, colabora com a editora alemã teNeues para a edição dos guias de viagem Cool Cities.
“Agora, com este prémio, as responsabilidades são outras”, conclui Nelson. É também com esse sentido das “responsabilidades” que planeia pôr fim ao reinado do inglês como língua única do seu blogue: entre viagens, por Portugal e pelo mundo, “o português vai ser uma realidade em breve”, promete.
________________
Nelson Carvalheiro: blogue | facebook | twitter | instragram