Quando Hollywood era apenas uma cidadezinha no início do século XX, proibiu os cinemas e o álcool, salvo se usado para “fins medicinais”. Tudo isso acabou rapidamente quando os estúdios de cinema chegaram e uma Los Angeles duvidosa anexava a nova-rica chamada Hollywood.
Hoje, Hollywood está na encruzilhada de criatividade e negócio, gerando anualmente 25,5 mil milhões de euros no box office mundial e atraindo 40 milhões de turistas todos os anos. E todos os anos por esta altura a comunidade cinematográfica junta-se para a maior noite de Hollywood, os Óscares – a festa de 2014 está marcada para amanhã, 2 de Março, no Dolby Theatre.
Hollywood não é só deboche e saídas à noite para dançar até às tantas, embora tenha muito disso. Este bairro no coração de Los Angeles também oferece alternativas saudáveis, da mais recente vaga de exercícios físicos extravagantes até aos shots de gramíneas.
Quer seja cool e bonito ou esteja a tentar sê-lo, ou se for um candidato a actor ou um crítico de cinema agarrado ao seu sofá, estas são algumas dicas para experienciar Hollywood.
Descobrir a velha Hollywood
O Walk of Fame, ou Passeio das Estrelas, é o carimbo do sucesso de Hollywood, honrando estrelas do cinema, música, televisão e rádio ao longo do Hollywood Boulevard. Mas se não quiser gastar as solas dos sapatos ou misturar-se com as hordas de turistas naquela avenida, o melhor local para ter as estrelas na mira é mesmo o Roosevelt Hotel. Localizado em frente aos famosos TLC Chinese Theaters, antes conhecidos como Grauman's Chinese Theaters, o Roosevelt está inscrito na história desta cidade luminosa.
Desde o grande átrio e da sala de baile que serviu de cenário aos primeiros Óscares em 1929 até à suite Marilyn Monroe, o hotel permite vislumbrar algumas das estrelas que por lá passaram. A penthouse, baptizada em honra das lendas do grande ecrã Clark Gable e Carole Lombard, era para onde o famoso casal se escapulia depois das estreias no cinema Grauman's. Mas se o objectivo for apanhar sol, a piscina do Roosevelt, adornada com o mural de curvas geométricas de David Hockney e que foi o local da primeira sessão fotográfica de Marilyn, é o lugar perfeito.
Se as paredes falassem, o Hotel Chatêau Marmont, de estilo gótico, teria as histórias mais tentadoras. Continua a ser um dos destinos de topo para escapadelas das estrelas, em cujos nichos encontram privacidade. Desde James Dean a saltar pelo vidro de uma janela para ler falas de Rebelde Sem Causa até aos Led Zeppelin a guiar motas pelos corredores, passando pela morte de John Belushi de overdose no Bungalow 3, o Chatêau é um dos lares do lado mais sedutor, negro e tumultuoso de Hollywood.
Actualmente, o hotel atrai pessoas como Martin Scorsese, Leonardo DiCaprio, Lady Gaga, Kevin Spacey e Lana Del Rey. O bar conta com poções elaboradas como o Aviation, um cocktail que precede a Lei Seca e que contém gin, limão e licor de cereja, e o pátio mais intimista é um dos cenários dos negócios dos mais poderosos de Hollywood.
No coração de Hollywood fica um dos seus restaurantes mais antigos – o Musso & Frank Grill. Fundado em 1919, tem um longo menu de clientes famosos. Era ali que F. Scott Fitzgerald revia os seus romances, Marilyn Monroe e Joe DiMaggio enroscavam-se nas cabines e Humphrey Bogart e Lauren Bacall ladeavam o bar. Mais recentemente George Clooney e Brad Pitt usaram-no para discutir os seus planos secretos de um golpe em Las Vegas no filme Ocean's Eleven (2001). Aqui, as dietas ficam à porta porque da ementa do restaurante consta a sua famosa tarte de frango guisado, o bife porterhouse e a torrada galesa com queijo.
Beber, limpar e caminhar
Hollywood tornou-se sinónimo da busca pela perfeição física e pelas febres do exercício, que começam logo pelas estrelas mais cobiçadas. A melhor forma de começar o dia é com um sumo puro da LifeFood, que mistura bebidas à base de couves ou de outros vegetais à escolha. Também pode ir um pouco mais longe e começar um programa de purificação à base de sumos, que promete dar energia e ajudar à perda de peso. Se ir ao ginásio não é consigo, pode tentar uma aula na FitArts, onde o exercício é uma mistura de boxe, capoeira e levantamento de pesos – e até há treinos particulares.
Esta zona de Los Angeles tem tudo a ver com estabelecer relações e não há melhor sítio para o fazer do que numa caminhada enérgica no Lake Hollywood Park. Aqui há mais vegetação do que no outro sítio popular de caminhadas da cidade, o Runyon Canyon, e tem vistas espectaculares para as letras que dizem “Hollywood” a quem chega, bem como trilhos com vista para o mar. Jeff Daniels e Moby moram por ali e quem por lá caminha pode ir até ao reservatório e ao lago Hollywood, formado pela barragem de Mulholland, ou à Batcave (Batcaverna), um túnel escavado numa parede de uma pedreira que se tornou o esconderijo de Batman na série dos anos 1960 protagonizada por Adam West. E, claro, há o letreiro de Hollywood, ao qual se pode chegar trepando até ao cume do Mount Lee, que nos leva à parte de trás do mesmo. Uma excursão menos cansativa faz-se através do trilho Hollyridge, partindo do cimo de Beachwood Drive, de onde se vê o marco turístico sem obstruções.
Hollywood by night
Para ter a experiência clássica de contacto com as celebridades, o restaurante de sushi Katsuya mistura comida gourmet com interiores modernos e elegantes. É conhecido pelo usuzukuri de halibute e pelos maki de crocante de milho, empurrados por um refrescante mojito de melancia e pepino ou por uma vasta escolha de sakés e de shochus frutados.
Para quem quer dançar, o Sayers Club é uma sala intimista e pouco iluminada onde os DJ passam R&B e hip-hop. Para quem não se quer agitar na pista, basta descer a rua e chegar ao Warwick, um bar mais selecto com uma atmosfera de sala aconchegante com luxuosos sofás de pele onde nos podemos afundar e com tectos altos com lustres que evocam uma mansão britânica no campo.
Mas se os brilhos e o glamour se tornarem demasiado, pode sempre fugir para o Sassafras para experimentar a cultura do Sul dos Estados Unidos com uns tacos crioulos, jambalaya e shrimp and grits. Aconchegue-se para lá passar a noite enquanto uma banda ao vivo o leva de volta aos anos 1930 numa serenata com órgão, ao mesmo tempo que pode experimentar alguns dos cocktails de néctares envelhecidos em barris como o Seelbach (com bourbon) ou o Corpse Reviver #2, uma mistura de gin e absinto capaz de acordar mortos.
__________
Informações
Hollywood Roosevelt Hotel
7000 Hollywood Boulevard
www.thompsonhotels.com/hotels/la/hollywood-roosevelt
Chatêau Marmont
8221 Sunset Boulevard
www.chateaumarmont.com
Musso & Frank Grill
6667 Hollywood Boulevard
www.mussoandfrank.com
LifeFood Organics
1507 North Cahuenga Boulevard
www.lifefoodorganic.com
FitArts
7561 Sunset Boulevard
fit-arts.squarespace.com
Lake Hollywood Park
Hollywood Freeway
www.laparks.org/dos/parks/facility/lakehollywoodpk.htm
Katsuya
6300 Hollywood Boulevard
katsuyarestaurant.com/hollywood
Sayers Club
1645 Wilcox Avenue
www.sayersclub.com
Warwick
6507 Sunset Boulevard
www.warwickla.com
Sassafras
1233 Vine Street
www.sassafrassaloon.com