Fugas - Viagens

  • "Os lisboetas são munidos de grande ambiguidade e contradição", de "saudade" e "aventura", defende Joana Vasconcelos
  • "O eléctrico é um dos elementos sonoros do meu dia-a-dia", conta Rodrigo Leão
  • Alfama é um dos bairros típicos da cidade
    Alfama é um dos bairros típicos da cidade
  • "Fico sempre emocionada quando chego a Lisboa", confessa Maria de Medeiros
  • É nas diferentes camadas e cruzamentos que existem na cidade que Manuel Alves encontra
    É nas diferentes camadas e cruzamentos que existem na cidade que Manuel Alves encontra "a verdade de Lisboa"
  • Carminho canta a cultura do fado
    Carminho canta a cultura do fado
  • "Quem quer sentir a cidade tem de comer o tradicional e o contemporâneo", defende José Avillez
  • Vhils partilha a relação das fachadas lisboetas com o seu trabalho
    Vhils partilha a relação das fachadas lisboetas com o seu trabalho
  • Rita Sousa Tavares lança
    Rita Sousa Tavares lança "Show Me Lisbon"
  • "Show Me Lisbon" chegou este mês às bancas

Continuação: página 2 de 2

Eles guiam-nos pela sua Lisboa 'fugindo ao cliché do postalinho, pois não vivemos o cartão postal'

Esta edição de luxo, com mais de 300 páginas e capa dura, divide-se entre os temas que, segundo a autora e os entrevistados, definem Lisboa, quais peças de um puzzle único que distingue a capital de qualquer outra urbe: desde a emoção de chegar à cidade ao ser lisboeta, das sete colinas ao Tejo e à luz, das “camadas da História” ao 25 de Abril, sem esquecer a poesia, os sons ou o fado, a gastronomia, os santos populares e as fachadas.

Ao longo da obra vão desfilando dezenas de fotografias de João Pina, poemas de Fernando Pessoa e Sophia de Mello Breyner Andersen (avó da autora), canções de Amália Rodrigues, textos de Rita Sousa Tavares e outros escritores convidados, assim como encontros com populares, caso das lavadeiras da Madragoa, e excertos das entrevistas feitas (Joana Vasconcelos, Richard Zenith, José Avillez, Carminho, António Costa, Nicolau Breyner, Maria de Medeiros, Vhils, Ana Sofia Martins, Rodrigo Leão, Manuel Alves, José Sarmento de Matos e Ana Sofia Gonçalves).

Se a capa de Show Me Rio era de amarelo vivo, carioca, o “essencial” de Lisboa, como defende no início do livro, vem embrulhado a azul turquesa. “Primeiro pensei em encarnado escuro, talvez por influência do fado, mas depois disseram-me que Lisboa era azul e, de facto, é: o céu, o Tejo, a luz, a própria 'onda' da cidade, os azulejos”, enumera.

Em Fevereiro será lançado uma “edição de bolso”, em capa mole e com um preço de cerca de 23€, e um documentário de 52 minutos, que estará à venda nas lojas e será transmitido na RTP. “Será como entrar dentro livro, onde somos guiados pela mão destes lisboetas”, num retrato “muito mais rico e variado”. O Show Me Lisbon, edição Café Pessoa e distribuído pelo Clube de Autor, custa 30 euros e está à venda nas principais livrarias do país.

--%>