Tivéssemos tempo (e pernas) e o objectivo seria subir ao Jardim do Torel, para provar que é possível chegar facilmente (q.b., diríamos, sem grande confiança na subida da Rua São Lázaro) a um qualquer miradouro da cidade. Em vez disso, a volta fez-se mais curta, até à larga Praça D. Pedro IV (Rossio), para depois descer pela Rua dos Sapateiros até ao Terreiro do Paço, num regresso à loja que a empresa tem junto à frente ribeirinha.
Feitas as contas, em pouco tempo percorremos algumas das principais actracções turísticas do centro da cidade (diz o mapa que, em média, numa hora conseguimos andar 6km, pedalar 16km), entre subidas, descidas, avenidas e vielas em ziguezague, sem problemas com trânsito, quedas, dores musculares, grande cansaço ou frio (chegámos a dispensar as luvas e o cachecol). Afinal, é possível passear por Lisboa de bicicleta. Até mesmo no Inverno.
Informações
Lisbon Bike Map
Lançado no final de Novembro de 2014, o Lisbon Bike Map integra uma rede de percursos em Lisboa e arredores, seleccionados pela sua adequação à utilização da bicicleta, seja por iniciados, turistas ou utilizadores mais experientes. Os trajectos, por estrada, ciclovia e caminhos de terra, integram ainda informação relevante para os ciclistas, como o sentido das vias, intensidade de subidas, existência de auto-estradas, escadas ou transportes públicos onde é possível transportar as bicicletas. O documento inclui também pontos de interesse e dicas de utilização e segurança.
Existe em duas versões: impressa (exclusivamente em inglês e paga) e online (bilingue e gratuita, onde a página portuguesa tem mais informações, nomeadamente o Código da Estrada actualizado, mas as imagens do mapa são meramente ilustrativas, de dimensões que dificultam a sua consulta).
wwww.lisbonbikemap.com
Email: info@lisbonbikemap.com
Preço: 7€ (versão impressa)
Pontos de Venda: Rede de Postos de Informação do Turismo de Lisboa e LisbonHub, loja da Bikeiberia no Largo do Corpo Santo, 5