A Ryanair tem lançado uma série de promoções imediatas na net, a que chama "Flash Sales" e, para Portugal, esta sexta dia 13 é dia de sorte: há voos entre Lisboa e Porto "desde 7,49 euros" por trajecto.
Segundo informação da empresa, as viagens devem realizar-se entre 2 e 26 de Março - de segunda a quinta e ao sábado.
Estes bilhetes a "preços loucos", diz José Espartero, director de vendas e marketing da Ryanair para Portugal, "vão, de certeza, ser comprados muito depressa". A companhia não adianta, porém, quantos bilhetes a este preço mínimo estão disponíveis. As reservas estão abertas das 9h30 às 00h (terminavam às 15h mas a promoção foi entretanto prolongada).
O valor anunciado nestes "flash sales", de facto, até é uma poupança, mas curta se tomarmos em conta apenas os preços mínimos praticados em campanhas recentes. Por exemplo, em Janeiro, Porto-Lisboa (e mais umas 40 rotas) custavam "desde 9,99 euros". Nos últimos dias, o preço mais baixo promovido para este voo doméstico (o único da "low cost" até à estreia das ligações aos Açores na Primavera) custava "desde 14,99 euros".
Ainda assim, há muito que não se via uma passagem aérea à venda em Portugal por 7 euros e meio (mesmo acrescentando mais 0,2% do valor total da compra ao pagar-se com cartão de crédito). Em pesquisas efectuadas na manhã desta sexta-feira, surgem de facto vários bilhetes ao preço mínimo (o site apresenta o valor de 7,65 por trajecto em vários dias, já acrescentada a taxa de cartão de crédito).
E um voo a 30 cêntimos?
Saliente-se ainda que, mais que nunca, vale a pena ficar de olho em futuras promoções: noutros países, tanto por causa de dias especiais como pelo facto de celebrar 30 anos este ano, a Ryanair está com vendas flash que já incluíram bilhetes a um valor tão baixo quanto 30 cêntimos (a rota era Dublin-Copenhaga e as passagens foram vendidas na quinta-feira).
A melhor forma de acompanhar as promoções por toda a Europa é seguir a companhia no Twitter (em inglês), onde estes saldos instantâneos são anunciados.