Entre copos de espumante (“fazemos contas a meia garrafa por pessoa”) e muitas tostas é, no entanto, em Lisboa que se cola o olhar e a conversa, à medida que Luís vai contando histórias e opiniões sobre os principais monumentos que avistamos do Tejo: o Palácio da Ajuda, o Museu da Electricidade, o novo Museu dos Coches, o Mosteiro dos Jerónimos (que parece “mais pequeno” desde a construção do Centro Cultural de Belém), a Torre de Belém (o seu monumento preferido, pela importância que teve e, claro, pela sua ligação directa a histórias de barcos de piratas e descobrimentos). E depois, além Alcântara, a Praça do Comércio e o casario até ao Castelo de São Jorge, antes do regresso à doca. São duas horas de passeio, 45€ por pessoa (mínimo de três e máximo de oito), incluindo a bebida e os petiscos.
“Nos últimos 24 meses, mais de 20 mil viajantes utilizaram a Trip4real”, a maioria vindos “dos Estados Unidos, Canadá e Escandinávia”, conta Gloria Molins, fundadora da empresa. “Tivemos um aumento de 400% nas vendas entre 2014 e 2015”, acrescenta numa entrevista por email. Depois da expansão a 55 cidades espanholas, a plataforma – que tem no chef catalão Ferran Adrià (dono do antigo "melhor restaurante do mundo", o elBulli) um dos seus investidores – chega agora a Lisboa, Londres, Roma e Paris, contando lançar-se ainda este ano em Amesterdão e Berlim e “já com os olhos postos na América Latina”.
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