Fugas - Viagens

  • A Romaria de Nossa Senhora da Agonia atrai todos os anos a Viana do Castelo milhares de pessoas
    A Romaria de Nossa Senhora da Agonia atrai todos os anos a Viana do Castelo milhares de pessoas Paulo Pimenta
  • O Cortejo do Trajo de Papel, seguido de banho de mar na praia do Ourigo, é o ponto alto destes
festejos na Foz do Douro
    O Cortejo do Trajo de Papel, seguido de banho de mar na praia do Ourigo, é o ponto alto destes festejos na Foz do Douro Paulo Pimenta
  • O castelo de Silves é cenário principal da Feira
Medieval
    O castelo de Silves é cenário principal da Feira Medieval Paulo Ricca
  • Os carrosséis marcam presença em muitas festas e feiras pelo país
    Os carrosséis marcam presença em muitas festas e feiras pelo país Paulo Pimenta

Continuação: página 2 de 5

Portugal em festa(s)

Festas da Cidade
22 a 25 de Agosto, Pinhel
As celebrações da elevação de Pinhel a cidade terminam este ano no dia 25, feriado municipal, com quatro dias de festa. Há concertos todas as noites no Largo dos Combatentes — destaque para Tony Carreira, que actua na segunda-feira — e modernas festas, como a Falcão Holi Color Run, a Summer Sunset ou a White Party “I Love Pinhel”. No domingo, a tarde é de “Grande Corrida de Toiros”, no Campo Astolfo da Costa. Até meados de Setembro há ainda pequenas festas populares e romarias nas freguesias do concelho. A maioria decorre este fim-de-semana (15 e 16 de Agosto), incluindo a Festa do Emigrante em Ervas Tenras.
www.cm-pinhel.pt 

Festas e Feira de Verão
11 a 19 de Setembro, Sobral de Monte Agraço
Durante uma semana, a vila de Sobral de Monte Agraço anima-se com um programa de festejos veraneantes onde não faltam actividades: concertos (destaque para os D.A.M.A a 18 de Setembro), noite de fados (dia 14), largadas de touros ao uso de Pamplona (há quatro datas programadas, duas com largadas nocturnas), desfile com recriação histórica, espectáculos de teatro, dança e folclore. A Praceta 25 de Abril recebe ainda a Feira Saberes e Sabores durante a semana de festa.
www.cm-sobral.pt 

Mais festas no Centro
• Festas de Santa Comba Dão – até 16 de Agosto
• Feira de Artesanato e Gastronomia de Pampilhosa da Serra – até 16 de Agosto
• Seculares Festejos em Honra de Nossa Senhora da Salvação, Arruda dos Vinhos – até 18 de Agosto
• Festas do Pereiro – Capital das Ruas Enfeitadas, Pereiro, Mação – 25 a 30 de Agosto
• Festas da Cidade, Mangualde – 27 a 30 de Agosto
• Romaria de São Paio da Torreira, Murtosa – 5 a 8 de Setembro
• Festa do Leitão à Bairrada, Águeda – 9 a 13 de Setembro

Lisboa e Vale do Tejo

Festas do Barreiro
Até 16 de Agosto, Barreiro

Os festejos em honra de Nossa Senhora do Rosário começaram a 7 de Agosto, subordinados ao tema da “Interculturalidade”, com tasquinhas, concertos e actividades desportivas. Este sábado, às 18h, sai a procissão solene da Reitoria de Nossa Senhora do Rosário, com “bênção do mar”, ponto alto do programa religioso das festas. O recinto das festividades integra três palcos — um para danças junto às barranquinhas de petiscos, outro da “área da juventude e desporto” e o principal, onde este domingo o concerto dos Amor Electro encerrará o certame.
www.cm-barreiro.pt/pages/833

Festas das Vindimas de Palmela
3 a 8 de Setembro, Palmela

É a maior festa popular do concelho, fortemente ligada à tradição vitivinícola de Palmela, nomeadamente ao momento áureo da produção: as vindimas, que agora começam. Além dos espectáculos, concertos de música, largadas de toiros e actividades desportivas, o evento é habitualmente marcado pela Pisa da Uva e Bênção do Mosto e pelos cortejos, com dezenas de figurantes trajados a rigor. O programa é tradicionalmente inaugurado pela eleição da Rainha das Vindimas. 
www.cm-palmela.pt 

Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem
11 a 20 de Setembro, Moita

Para a vila, são os “dez dias mais longos do ano”. O rio assume-se como palco principal dos festejos em honra da santa padroeira, com a habitual regata de barcos tradicionais do Tejo, o final da procissão com a bênção das embarcações ou desfiles e passeios de barco no dia do município. As largadas de touros marcam presença diária na Avenida Dr. Teófilo Braga, incluindo duas nocturnas. No dia 18, depois da largada de touros, há a Tarde do Fogareiro, quando dezenas de brasas se aquecem para assar entremeadas, couratos e bifanas enquanto se dança o tradicional “Huga Huga” com a Charanga do Rosário. Durante as festas existem três palcos de concertos pela vila e no Pavilhão Municipal de Exposições decorre ainda a Feira Comercial e Industrial.
www.cm-moita.pt 

--%>