Fugas - Viagens

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Pão português, amor marroquino, figo-da-índia. Vamos a Mértola

A portuguesa que quer “abalar”
Continuamos a comer. O Alentejo há-de ser universalmente bom, acreditamos, mas nem sempre da crença se faz verdade e, com a sede de turistas, também alguns calotes vão espreitando pelo meio. Não é o que acontece nos pequenos-almoços preparados pela dona Edite, governanta como as que já não existem, na Casa Visconde de Bouzões (onde a Fugas ficou hospedada), junto ao castelo de Mértola.

“Vivia mesmo aqui o tal visconde e depois a casa passou para a família. Há uns 30 anos, o senhor Carlos [Viegas, também presidente do Clube Náutico de Mértola] comprou isto e foi transformando o espaço. Tudo o que vêem aqui foi ele que comprou nas antiguidades e velharias”, conta Edite, natural da vila, mas com Lausanne no coração e uma vontade constante de “abalar”, sem saber explicar porquê.

A pensão é tradicional, cuidada, com móveis em mogno maciço, retratos do Visconde de Bouzões e família emoldurados, dezenas de vasos e plantas a decorar o pátio exterior onde o convívio acontece. Uma experiência à século XX com requeijão, sumo de melancia e bolo de laranja do século XXI, directamente saídos das mãos de Edite. As refeições são à hora que o hóspede entender, a chave fica-nos sempre na mão – “a casa é vossa”, diz a governanta.      Os colegas de pequeno-almoço são milaneses. Estão a dar a volta a Portugal e pararam por aqui porque todas as vozes assim apontam. “Mas porque é que Mértola é assim tão importante de se visitar?”, pergunta um deles. À mesa, evocam-se o património islâmico, a estrutura disposta em núcleos que fez desta a vila-museu portuguesa ou mesmo os figos que secam sobre uma cadeira assente no pátio. A resposta chegou para que se encolhessem os ombros. “Por que vimos nós, de Milão, parar a uma vila no meio do Alentejo?”, perguntar-se-ão. Mas, como eles, muitos seguiram os mesmos sinais. Os hotéis estão cheios. O marketing de Mértola parece estar a funcionar, mesmo para os portugueses, que representam 65% dos visitantes.

O Nicolau que é Amândio
A rotina é a seguinte: de manhã, o anexo de costas voltadas ao rio e pessegueiro à porta transforma-se na fábrica de gelados do senhor Amândio, com mais de 60 anos cumpridos. Há que misturar os ingredientes para chegar aos sabores de chocolate, morango e baunilha, e fazê-los gelados na máquina italiana mais cobiçada do concelho. “Isto nunca mais acaba”, analisa o entendido, pousando a mão sobre o aparelho.

O gelado de chocolate é um presente para crianças de língua ao canto da boca. Os embalados, com sabores de banana ou abacaxi, por exemplo, já não têm tanta saída, porque “destes assim as pessoas já estão enfrascadas [fartas]”, conta Amândio Pacheco Correia, mais conhecido na vila por Nicolau, o nome do pai e criador da marca de gelados e sorvetes mais famosa do Alentejo. O negócio surgiu em 1955 da cabeça de João Nicolau, natural de Castro Marim, e do gelo de Vila Real de Santo António. “Ele aprendeu com os espanhóis” a fazer o que na altura era um paraíso desconhecido, quando “não havia Olá, nem Nestlé, nada, nada disso!”, atesta Amândio.  

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