Não deverá haver maior pesadelo para uma mãe-galinha do que ouvir o filho dizer que se vai despedir do emprego para viajar, sozinho, pelo mundo. Pior só se ficar sem notícias do filho durante a viagem. Pior ainda se a mãe for latina, conhecidas por serem culturalmente ultra-protectoras.
Para contornar o problema – e as contas exorbitantes de roaming e a dificuldade em aceder à Internet –, Jonathan Quiñonez (pai belga, mãe mexicana) decidiu criar uma conta no Instagram chamada @momimfine. “Seja qual for a tua idade, se tens uma mãe latina e paixão por aventura, terás de encontrar uma forma de dizer-lhe que estás bem. Esta é a minha”, escreve na descrição.
E a forma que o belga de 27 anos encontrou é tão simples (e viral) quanto isto: publicar regularmente fotografias e vídeos dele em viagem com a mensagem que dá nome à conta: “Mom I’m Fine” (Mãe, estou bem). Na grande maioria em cartaz branco, letras negras, mas também escrito nas mãos (é difícil segurar um cartaz quando se está em pleno salto de pára-quedas) ou sobre os rochedos das cataratas de La Fortuna, na Costa Rica.
A ideia, no mínimo original (e um paraíso q.b. para qualquer mãe), tornou-se viral no mundo inteiro. Criada há cerca de três meses e apenas com 23 fotografias e três vídeos, a página no Instagram já tem mais de 115 mil seguidores.
Foi em Cuba, primeira paragem de uma longa viagem de Verão pela América Latina, que Jonathan decidiu criar o @momimfine. “Quando lá cheguei, com a diferença de fusos horários, o partido comunista a bloquear a Internet e os preços das chamadas telefónicas, foi difícil comunicar com amigos e família”, conta ao Dailymail. “Como a minha mãe é uma mãe latina, sempre preocupada, tive de encontrar uma forma de dizer-lhe que estava bem.” E foi, então, quando decidiu “tirar fotografias em muitas situações engraçadas ou assustadoras” com o referido cartaz.
Com meninas em biquíni na praia ou junto a um crocodilo em Cancun (México), a segurar uma alforreca (e a ser picado) em Bocas del Toro (Panamá), em mergulho subaquático nas Caraíbas, numa ponte suspensa na floresta de Monteverde (Costa Rica), num oásis desértico de Huacachina (Peru), a ser levantado de cabeça para baixo por membros do exército colombiano (na descrição da foto, um “feliz aniversário mãe”), com um bambi, uma preguiça ou um pequeno macaco.
Foto a foto, seis países percorridos. E a mãe mexicana, descansada? “Ela continua preocupada, como qualquer mãe. Mas, no final, ela está feliz porque sabe que estou a ter o melhor momento da minha vida”, admitiu em entrevista ao site Bored Panda.
No início do ano, Jonathan Quiñonez, que já foi modelo, despediu-se do emprego como consultor em Bruxelas e vendeu o carro para fazer esta viagem pela América Latina durante o Verão. No entanto, o sonho é seguir mundo fora, continuando a dizer à mãe que está bem e “fazendo os amigos rir”, avançou ao Dailymail.