Fugas - Viagens

Continuação: página 3 de 3

Lisboa recebe em festa os maiores veleiros do mundo

Leccionar a história do mar

Atracada na Baía dos Piratas, a caravela é uma das mais visitadas pelas escolas presentes no evento. Algumas das 898 crianças visitantes esperam uma aventura fora dos livros. Uma das turmas do Jardim Infantil O Alicercejá circula pelo convés. A directora Margarida Castro destaca que esta é uma iniciativa que deve fazer parte da educação dos mais novos. Quando chegam à escola, faz-se uma revisão e, conforme as dúvidas, adquirem-se novos conhecimentos como a razão de uma vela ser triangular.

A regata tem também a missão de preservar a memória da história portuguesa no mar. “Queremos promover o mar a nível económico, histórico e também como desenvolvimento interpessoal”, afirma Carlos Messias. O director de comunicação sublinha a importância do retorno económico - nove milhões há quatro anos - destas regatas e a passagem de um milhão de visitantes. E destaca que esta é uma vertente determinante para a sobrevivência das embarcações, que têm “custos de manutenção elevadíssimos” e que vivem da captação de tripulantes, servindo esta regata para os atrair, e do financiamento das empresas. A meta para este ano era ultrapassar o conseguido em 2012. Há 51 veleiros, 20 no Passeio dos Sete Mares e 31 em Pedrouços, e 3500 tripulantes, sendo 350 portugueses.

Parar no Porto dos Sabores é fácil. A música mexicana vinda do navio Cuauhtémoc, com 91 metros, atraiu Tiago Dias. Vestido conforme a ocasião, com o chapéu e penteado de Jack Sparrow, do filme Pirata das Caraíbas, Tiago está “rendido” à beleza dos navios. Está na The Tall Ships a trabalhar, diz que veio representar a Serra da Estrela e nunca tinha visto a chegada de um navio desta envergadura. Já tinha ouvido falar do evento, mas entre ouvir e estar na embarcação é outro cenário. “Agora estou mesmo a ter noção da realidade”, afirma, olhando com admiração as velas içadas.

A The Tall Ship Races está no rio Tejo até 25 de Julho. Além da visita às embarcações, os destaques da programação são os desfiles de dia 23 e 25 de Julho, o fogo-de-artifício no dia 24 de Julho ou a música ao vivo. Os quatro dias do evento têm entrada gratuita. 

Texto editado por Ana Fernandes

--%>